
Avenida Willy Barth em SMOeste / Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
Motoristas que trafegam pela Avenida Willy Barth, no trecho urbano da BR-163 em São Miguel do Oeste, e por outras rodovias federais de Santa Catarina, perceberam que parte dos radares de fiscalização de velocidade não existem mais. Segundo o DNIT, equipamentos não foram desligados por completo, mas alguns pontos foram desativados devido ao fim de um dos contratos responsáveis pela instalação e manutenção do sistema.
De acordo com o órgão, a mudança ocorre após o encerramento do contrato firmado pelo Edital nº 168/2016, o que levou à retirada gradual de dispositivos vinculados a esse processo. Paralelamente, já foi concluída a licitação prevista no Edital nº 054/2025, que permitirá restabelecer os pontos de fiscalização e implantar novos radares em locais considerados críticos.
Com isso, Santa Catarina vive um período de transição: parte dos aparelhos segue ativa pelo contrato anterior, enquanto outros são desligados à medida que novos equipamentos são instalados conforme o cronograma da nova contratação.
O DNIT explicou ainda que a renovação ocorre em todo o país, em ritmos diferentes. Em estados onde a transição já havia sido feita em 2024, substituições foram executadas por meio do Edital nº 519/2023.
Consulta de radares operantes
O órgão reforça que o processo não representa interrupção do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, mas uma continuidade por meio de novos contratos. A instalação dos aparelhos segue critérios técnicos da Instrução Normativa nº 43/2021, que determina estudos de viabilidade, implantação de sinalização e aferição dos medidores pelo Inmetro.
Motoristas podem consultar os radares que seguem operando no Portal de Multas, onde também estão disponíveis estudos técnicos que justificam cada ponto de fiscalização.