
Durante a agenda do ministro da Educação, Camilo Santana, em Chapecó, nesta terça-feira (9), uma comitiva de Maravilha apresentou oficialmente a demanda pela implantação de um campus do Instituto Federal no município. O grupo entregou diretamente ao ministro uma série de ofícios, moções e documentos que reforçam a mobilização regional em prol da instalação da instituição de ensino.
A iniciativa ganhou força após uma audiência pública articulada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) ser realizada em Maravilha no dia 24 de novembro, a qual contou com a presença de lideranças e representantes do poder público da região, bem como de estudantes do Ensino Médio. O ato resultou na formação de uma comissão dedicada a manter o movimento ativo e articulado.
A comitiva que se dirigiu a Chapecó contou com representantes da Administração Municipal de Maravilha, incluindo os secretários Layana Miotto e Luciano De Marco. Eles reiteraram pessoalmente ao ministro o posicionamento do prefeito Vinicius Ventura, que, durante a audiência, colocou à disposição uma área para a construção do campus, caso a proposta avance.

Segundo Golin, a resposta do ministro foi positiva diante da mobilização apresentada. Camilo Santana destacou que o Governo Federal trabalha para expandir a rede de Institutos Federais e que a demanda de Maravilha receberá atenção especial.
“O município reiterou no ofício que disponibilizará área de terra para a edificação do Instituto Federal. O apoio dos municípios e câmaras de vereadores da Amerios, além da CDL e da AE, registrado na documentação entregue, fará toda a diferença”, avaliou Golin. Ele ainda destacou que a mobilização na região continua, bem como o contato com parlamentares, para que façam a pressão em Brasília.


