
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações
O município de São Miguel do Oeste encerra o ano de 2025 com as contas em situação positiva e superávit financeiro, conforme afirmou o prefeito Edenilson Zanardi em entrevista ao Grupo WH Comunicações. Segundo ele, a administração termina o ano “em azul e bem azul”, resultado de um trabalho de ajuste fiscal e planejamento ao longo dos primeiros meses da gestão.
De acordo com o prefeito, o início do ano foi marcado por cautela, já que o município começou a gestão com o caixa praticamente zerado. Entre janeiro e março, a equipe concentrou esforços para reorganizar as finanças, conter despesas e formar reserva financeira. A arrecadação do IPTU, registrada em março, ajudou a reforçar o caixa, permitindo que a administração segurasse algumas obras no primeiro semestre.
A partir da metade do ano, com as contas ajustadas, a prefeitura passou a executar obras de maior porte e investimentos mais expressivos. Zanardi destacou ainda que, graças ao equilíbrio financeiro, foi possível pagar a primeira parcela do 13º salário dos servidores ainda no meio do ano, além de antecipar o pagamento do restante do benefício e do salário de dezembro.
Embora o valor final do superávit só possa ser fechado oficialmente no dia 31 de dezembro, o prefeito afirmou que o caixa do município é considerado confortável e garante a continuidade das obras iniciadas em 2025. Ele também ressaltou que os investimentos previstos para 2026, 2027 e 2028 contarão não apenas com recursos próprios, mas também com apoio do Governo do Estado e emendas parlamentares.
Zanardi afirmou que a gestão municipal adota uma postura semelhante à administração de uma empresa ou de um orçamento familiar, com controle de gastos, transparência e participação popular. Segundo ele, ferramentas como o “Fala São Miguel” e o “Fale com o Prefeito” reforçam esse modelo de gestão participativa.
Ao final da entrevista, o prefeito agradeceu à população pelo entendimento e apoio ao modelo adotado neste ano e desejou um Feliz Natal e um Ano Novo próspero, destacando que a expectativa é de avanço ainda maior nas obras e investimentos em 2026.