
O calor volta a ganhar força em Santa Catarina nesta sexta-feira (19), há dois dias para o início do verão. O motivo é o afastamento de um sistema de alta pressão, que segue rumo ao oceano e perde influência no território catarinense. Dessa forma, as máximas devem passar dos 30°C em praticamente todo o Estado, segundo a Defesa Civil.
O sistema de alta pressão foi o responsável por deixar as temperaturas mais amenas na quarta (17) e na quinta-feira (18), com registro até mesmo de geada na Serra catarinense, onde termômetros marcaram mínimas de 1,5°C em Urupema, cidade considerada mais fria do Brasil.
Temperaturas sobem
Segundo a Defesa Civil, a tendência é que as temperaturas subam mais em relação aos dias anteriores. O amanhecer, que estava se aproximando das temperaturas negativas, variam de 10°C a 15°C nos Planaltos e Meio-Oeste. Já nas outras regiões, os termômetros ficam entre 17°C e 19°C.
Porém, é à tarde que as máximas ficam elevadas, chegando aos 30°C. De acordo com a Defesa Civil, não há riscos relacionados às condições de tempo.

