avaliação e perspectivas - 24/12/2025 10:44

Secretária de Saúde de Maravilha aborda ações à frente da pasta

Jane Maira Joris assumiu a titularidade da pasta há dois meses, e destaca projeções
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Líder FM

Nesta quarta-feira (24), a Rádio Líder FM veiculou uma entrevista com a secretária de Saúde de Maravilha, Jane Maira Joris, que apresentou avaliação das ações da pasta. Jane assumiu a secretaria em outubro deste ano, sucedendo Marília Dessbesell.

Durante a entrevista, a secretária trouxe detalhes importantes sobre a confirmação da Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU para o município, conhecida como UTI Móvel, uma demanda aguardada há anos pela população. Segundo Jane, em reunião realizada no dia 11 de dezembro, em Florianópolis, o pedido foi oficialmente formalizado junto à Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião, o secretário estadual Diogo Demarchi assumiu o compromisso de viabilizar a vinda da USA para Maravilha.

Conforme explicado, o Governo do Estado será responsável pela equipe, ambulância e pelas transferências de pacientes. Já o município irá ceder o espaço físico para acomodar os profissionais e os equipamentos. Para o próximo mês, está prevista a visita de um engenheiro do Estado, que dará início ao processo de adequação e reforma do local, com custos assumidos pelo governo estadual.

Ao apresentar os dados de 2025, a secretária destacou números expressivos: contabilizando todos os atendimentos que passaram nas unidades de saúde do município ao longo do ano, chegou-se ao número de 779 mil, trabalho que engloba todos os profissionais da pasta. Além disso, cerca de 14 mil exames laboratoriais foram disponibilizados mensalmente. O levantamento também apontou o registro de mais de 21 mil pacientes inscritos para o transporte da saúde. “Nossos carros viajam dia e noite”, ressaltou. 

A secretária destacou que está atuando com visão de ampliar a farmácia básica do município. Segundo a secretária, está sendo realizado um trabalho de organização e documentação por meio da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). Ela ainda frisou que pretende realizar um trabalho conjunto com profissionais e a população: “Estamos fazendo um levantamento junto à população e trabalhando em conjunto com os médicos para definir os medicamentos que melhor atendem às necessidades da comunidade”, explicou.

Entre as projeções para os próximos períodos, Jane citou novas tratativas que envolvem o CAPS, a ampliação do atendimento materno-infantil, o fortalecimento da oferta de especialistas no Centro Especializado e futuras novidades na área de ortopedia de alta complexidade. Ela também destacou o esforço para reorganizar a estrutura administrativa da Secretaria de Saúde.

“Queremos trazer a população para perto, para discutir junto conosco o trabalho da saúde”, enfatizou a secretária.

Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...