TEMPORAIS EM SC - 28/12/2025 09:45

Microexplosão é investigada após temporal deixar rastro de destruição em SC

Um forte temporal deixou estragos em Laguna no sábado (27), e equipes da Defesa Civil avaliam os prejuízos para confirmar ou descartar a ocorrência de uma microexplosão
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Temporal deixou danificou estruturas em Laguna; uma possível microexplosão está sendo avaliada. Foto: Divulgação/Defesa Civil/

Um temporal causou diversos estragos em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, no sábado (27). Diante dos prejuízos provocados pelo mau tempo, a prefeitura avalia a possibilidade de decretar situação de emergência.

O prefeito de Laguna, Peterson Crippa da Silva, informou que, até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados. As equipes da Defesa Civil seguem realizando levantamentos e trabalham com a hipótese de que uma microexplosão tenha provocado o rastro de destruição na região.

No bairro Mar Grosso, foram registrados destelhamentos, danos a imóveis e estabelecimentos comerciais, queda de árvores e postes, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Até agora, cerca de 10 ocorrências foram contabilizadas, sem registro de vítimas.

Possível microexplosão

A Defesa Civil municipal destaca que o fenômeno que atingiu o município pode ter sido uma microexplosão. A confirmação dependerá da análise de laudos técnicos e de imagens coletadas no local.
As famílias atingidas podem acessar um formulário disponibilizado pela prefeitura e Defesa Civil para solicitar lonas e telhas. O documento servirá também para avaliação técnica das equipes.

Temporais continuam em Santa Catarina

Com previsão de calor extremo e risco de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a tarde e noite de segunda-feira (29). A previsão indica a ocorrência de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo em todas as regiões do estado.

O risco é considerado de moderado a alto para transtornos como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de galhos e árvores.

De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade é provocada pela combinação de altas temperaturas com a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, cenário que favorece a formação de tempestades.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...