
Um temporal causou diversos estragos em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, no sábado (27). Diante dos prejuízos provocados pelo mau tempo, a prefeitura avalia a possibilidade de decretar situação de emergência.
O prefeito de Laguna, Peterson Crippa da Silva, informou que, até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados. As equipes da Defesa Civil seguem realizando levantamentos e trabalham com a hipótese de que uma microexplosão tenha provocado o rastro de destruição na região.
No bairro Mar Grosso, foram registrados destelhamentos, danos a imóveis e estabelecimentos comerciais, queda de árvores e postes, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Até agora, cerca de 10 ocorrências foram contabilizadas, sem registro de vítimas.
19h53(sábado) - Em Laguna, Sul de SC.
Temporal ao final da tarde de hoje. pic.twitter.com/p4DROvbFym
Possível microexplosão
A Defesa Civil municipal destaca que o fenômeno que atingiu o município pode ter sido uma microexplosão. A confirmação dependerá da análise de laudos técnicos e de imagens coletadas no local.
As famílias atingidas podem acessar um formulário disponibilizado pela prefeitura e Defesa Civil para solicitar lonas e telhas. O documento servirá também para avaliação técnica das equipes.
Temporais continuam em Santa Catarina
Com previsão de calor extremo e risco de temporais, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a tarde e noite de segunda-feira (29). A previsão indica a ocorrência de chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo em todas as regiões do estado.O risco é considerado de moderado a alto para transtornos como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de galhos e árvores.
De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade é provocada pela combinação de altas temperaturas com a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, cenário que favorece a formação de tempestades.

