Segundo Costa Filho, o acordo, mediado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), foi aprovado durante votação online no fim de semana. Foram registrados 65,93% de votos a favor e 32,77% de votos contra, além de 1,29% de abstenção.
Sem divulgar detalhes, o ministro afirmou que o acordo “estabelece ajustes em pontos relevantes das reivindicações trabalhistas, garantindo segurança jurídica e estabilidade para o setor”. Inicialmente, a categoria cobrou reajuste pela inflação mais 3% no salário e diárias (exceto internacionais), além de outras demandas que incluem repouso mínimo de 12 horas em hotel e pagamento de tempo em solo.
“Não haverá greve na aviação no Brasil. Acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas e as empresas aéreas, com mediação do TSE, garante a normalidade dos voos e segurança aos passageiros. Fortalecendo ainda mais o turismo de negócios e de lazer”, escreveu Costa Filho, nas redes sociais.

