"VELHO MEDO" - 27/01/2026 11:10 (atualizado em 27/01/2026 11:15)

Detran/SC avalia retirar baliza do exame prático da CNH e aguarda decisão nacional

Mudança depende da publicação do novo Manual Brasileiro de Exames Práticos pela Senatran; outros estados já deixaram de exigir a manobra
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Imagem ilustrativa

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) estuda tornar não obrigatória a prova de baliza durante o exame prático para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A possibilidade foi confirmada pelo órgão, que aguarda a publicação do novo Manual Brasileiro de Exames Práticos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para definir se a mudança será adotada no Estado.

A baliza, manobra realizada para estacionar o veículo de ré entre dois obstáculos, é considerada uma das etapas mais desafiadoras do exame prático e figura entre os principais motivos de reprovação dos candidatos.

Na última segunda-feira (26), estados como São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul deixaram de exigir a baliza em área demarcada durante a prova prática. Em São Paulo, por exemplo, o candidato ainda precisa demonstrar a capacidade de estacionar o veículo junto ao meio-fio ao longo do trajeto do exame.

Além da possível retirada da baliza, outras mudanças vêm sendo implementadas no processo de habilitação. O uso de veículos com câmbio automático passou a ser permitido tanto para quem busca a primeira habilitação quanto para a renovação da CNH — medida que já está em vigor em Santa Catarina. Antes, essa possibilidade era restrita a candidatos que necessitavam de adaptação veicular.

Santa Catarina, assim como outros estados, aguarda a publicação oficial do Manual Brasileiro de Exames Práticos para definir como irá regulamentar as mudanças. O Detran/SC informou que não há previsão para a divulgação do documento por parte da Senatran.

As alterações seguem a Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em dezembro de 2025, que estabelece novas diretrizes para emissão, renovação e mudança de categoria da CNH. Enquanto alguns estados já anunciaram a adoção das mudanças, outros, como Acre, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, informaram que pretendem manter a exigência da baliza.

Mudanças já adotadas em Santa Catarina

Segundo o Detran/SC, algumas medidas previstas na nova resolução já estão em vigor no Estado. Entre elas está o fim do prazo de validade para processos de CNH e ACC iniciados a partir de 9 de dezembro de 2025. O processo agora começa com um pré-cadastro pelo aplicativo CNH do Brasil, e o atendimento presencial ocorre somente após a conclusão da etapa teórica.

Também foi eliminada a carga horária mínima obrigatória para aulas teóricas, e as provas passaram a contar com adaptações para pessoas com dislexia, TDAH ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nas aulas práticas, a carga mínima foi reduzida para duas horas-aula nas categorias A e B, enquanto a mudança de categoria exige 10 horas. Para a ACC, não há mais exigência de aulas práticas.

Outra novidade é o fim da obrigatoriedade de curso ou prova de atualização para a renovação da CNH de motoristas habilitados antes de 1998 ou com documento vencido há mais de cinco anos.

Fonte: WH3 com NSC e G1
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...