CLIMA - 03/02/2026 21:09

Primeira onda de calor do ano deve atingir 6,5 milhões de pessoas em 511 cidades do Brasil

Fenômeno será sentido no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, indica o Inmet
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Por conta da onda de calor, as máximas podem chegar aos 44°C na sexta-feira no Rio Grande do Sul Foto: Meteored/ND Mais

Com início às 00h01 desta terça-feira (3), a primeira onda de calor que atinge o Sul do Brasil deverá afetar mais de 6,5 milhões de pessoas até as 23h59 de sábado (7), quando o fenômeno perderá força no país. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número diz respeito à população das 11 áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que estão sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Durante o período, são esperadas temperaturas 5°C acima da média, com riscos para a saúde.

As áreas afetadas são: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-Grandense, Noroeste Rio-Grandense, Centro Ocidental Rio-Grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-Grandense, Centro Oriental Rio-Grandense, Sudeste Paranaense, Sudeste Rio-Grandense, Centro-Sul Paranaense e Norte Catarinense.

De acordo com previsões do Meteored, alguns municípios podem registrar temperaturas superiores a 40°C até a próxima sexta-feira (6).

Quando a onda de calor deve se dissipar

Entre sexta-feira e sábado, o avanço de uma frente fria deve causar nebulosidade e chuvas no Sul do Brasil, o que trará alívio nas temperaturas causadas pela onda de calor. De acordo com o Meteored, uma massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul e atinge Santa Catarina e Paraná ainda no domingo (8).

O sistema deve provocar uma queda brusca de até 10°C nas temperaturas em diversos municípios da região Sul.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...