
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil, em conjunto com a CDL e a Associação Empresarial de Maravilha, divulgou nesta quarta-feira (4) um alerta sobre um golpe de extorsão que vem sendo aplicado por telefone contra estabelecimentos comerciais do município. Criminosos fazem ameaças graves para forçar transferências via PIX, e ao menos dois casos já foram registrados em Maravilha. As ocorrências estão sendo investigadas pelas forças de segurança.
Como o golpe acontece:
De acordo com informações apuradas pela Polícia Civil, criminosos entram em contato telefônico com estabelecimentos comerciais e passam a fazer ameaças graves, afirmando estarem próximos ao local, mencionando suposta atuação de facções criminosas e dizendo que pessoas estariam armadas dentro do próprio estabelecimento. Sob forte pressão psicológica, exigem que a vítima realize transferências via PIX, sob ameaça de morte ou atentados.
A Polícia Civil destaca que os criminosos utilizam-se de engenharia social, através das redes sociais da empresa e de funcionários, além de outras fontes abertas como o Google, para obter as informações, e com esses dados passam uma sensação de proximidade com a vítima. Em determinados momentos, os criminosos chegam a enviar foto da frente empresa, fazendo com que a vítima entre em estado de pavor e fique sem saber como reagir.
A nota do órgão de segurança explica que trata-se de uma extorsão mediante grave ameaça, praticada à distância. As ameaças têm como objetivo causar medo imediato e impedir que a vítima busque ajuda.
A Polícia Civil orienta:
• Não realize qualquer transferência de dinheiro
• Não forneça dados pessoais ou bancários
• Desligue imediatamente a ligação
• Entre em contato o mais rápido possível com as forças de segurança.
"Em caso de dúvida ou tentativa de golpe, procure a Delegacia de Polícia Civil e registre sua ocorrência", orienta a Polícia Civil.
Fonte: Tamara Finardi/ WH Comunicações/ Líder com informações da Polícia Civil