LUTO - 05/02/2026 10:48 (atualizado em 05/02/2026 10:55)

Morre aos 72 anos Ricardo Schnetzer, dublador de Al Pacino, Tom Cruise e Richard Gere no Brasil

O intérprete enfrentava esclerose lateral amiotrófica e tinha parte do tratamento financiado por vaquinha online
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Ricardo Schnetzer também dublou o galã mexicano Fernando Colunga, na novela "A Usurpadora" | Reprodução/Vakinha

Morreu aos 72 anos o dublador Ricardo Schnetzer, conhecido por dar voz a personagens como Tony Montana (Al Pacino) em "Scarface" e Maverick (Tom Cruise) em "Top Gun". A morte foi comunicada nesta quinta-feira (5) por seu sobrinho, o também dublador Victor Vaz, por meio das redes sociais.

Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que compromete progressivamente o sistema nervoso, Schnetzer enfrentava limitações motoras severas.

Em janeiro, familiares e amigos organizaram uma vaquinha online para auxiliar nos custos do tratamento, que incluíam plano de saúde, cuidadoras, fisioterapia e medicamentos. Victor explicou que a arrecadação, que chegou a pouco mais de R$ 118 mil de uma meta de R$ 200 mil, era necessária para garantir um tratamento digno, já que a aposentadoria de Schnetzer não seria suficiente para cobrir todas as despesas.

Nascido no Rio de Janeiro, em 13 de abril de 1953, Schnetzer iniciou a carreira ainda na década de 1970 e construiu uma trajetória marcada por grandes protagonistas do cinema e da televisão. Além de Al Pacino e Tom Cruise, foi a voz brasileira de atores como Richard Gere, Nicolas Cage e do galã mexicano Fernando Colunga, na novela "A Usurpadora".

Fonte: SBTNEWS
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...