
SC lidera ranking da Anatel de alertas da Defesa Civil com destaque para o Norte catarinense, que registra alto percentual de adesão Foto: Divulgação/SECOM/
Um em cada dez catarinenses já utiliza o celular como um aliado estratégico para a prevenção contra tempestades, fortes ventos e alagamentos. Atualmente, 10,54% da população do Estado está cadastrada para receber os alertas da Defesa Civil via SMS.
O índice, revelado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é o maior do Brasil e representa mais que o dobro da média nacional, que registra 5,18% de alcance. Santa Catarina supera estados como Rio de Janeiro, com 10,08%, e o Rio Grande do Sul, com 8,86%.
A adesão aos alertas da Defesa Civil desenha um mapa de conscientização que coloca Santa Catarina no topo do pódio nacional. O Estado supera o Rio de Janeiro, segundo colocado com 10,08%, e o Rio Grande do Sul, que fecha o trio de destaques com 8,86%.
No topo da lista estadual aparece Ponte Alta do Norte, na Serra catarinense, com 22,76% de moradores prevenidos. Logo em seguida, Barra Velha, no Norte de SC, mostra uma adesão significativa com 20,57% de cadastrados.
Florianópolis, registra 17,46% e encabeça o ranking entre as capitais brasileiras. No entanto, o engajamento ainda oscila entre as regiões catarinenses: enquanto o Litoral Norte apresenta 11,98% de cobertura, o Planalto Norte registra o menor índice, com 6,74%.
Tecnologia de ponta contra desastres
O sistema catarinense não se limita ao SMS e aposta no sistema Cell Broadcast, tecnologia que envia avisos automáticos para a tela de celulares 4G e 5G em áreas de risco elevado, sem necessidade de cadastro.
Em 2024, Santa Catarina foi o estado que mais utilizou a ferramenta, com 337 disparos diretos. Pelo sistema de SMS, foram enviados mais de 3 mil avisos ao longo do ano, totalizando mais de 95 milhões de mensagens.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destaca que que o resultado mostra a confiança da população. “Santa Catarina avançou muito na comunicação de riscos, mas o número ainda pode crescer. O cadastro é simples, gratuito e salva vidas”, diz.
A maioria das ocorrências registradas no estado esteve relacionada a eventos de chuvas intensas e também tempestades localizadas.
Como ativar os alertas da Defesa Civil
O serviço é personalizado e funciona mesmo sem internet, sendo essencial para monitorar riscos de cada bairro. Para se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto gratuita, com o CEP da região de interesse para o número 40199.
Após a confirmação, os alertas da Defesa Civil passam a ser enviados automaticamente sempre que houver risco iminente. O sistema permite cadastrar diversos CEPs, facilitando o monitoramento de locais como residência, trabalho ou a escola dos filhos.