VEICULO ERA NOVO - 15/02/2026 17:42

Homem furta ambulância do Samu no RS, tenta fugir e faz veículo capotar

Episódio ocorreu na UPA Rio Branco, de Canoas, por volta das 21h deste sábado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Veículo foi retirado do valão na manhã deste domingo (15). Daiana Alles / Divulgação

Um homem furtou uma ambulância em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fugiu dirigindo e caiu em um valão na noite deste sábado (14), em Canoas. 

O episódio ocorreu por volta das 21h na UPA Rio Branco, no bairro Fátima, e a perseguição seguiu até o bairro Niterói.

O motorista, que aparentava embriaguez, perdeu o controle do veículo e capotou na rua Chico Mendes, que não tem saída. Ele se feriu e foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, onde está internado em estado grave, mas em situação estável.

A ambulância foi removida na manhã deste domingo (15) do local. Antes de ser furtada, a equipe da Samu aguardava para fazer a transferência de um paciente de Canoas para o Hospital Universitário. 

A ocorrência foi atendida pelo 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas e a investigação será feita a partir de quarta-feira (18), pela 4ª Delegacia de Polícia, sob o comando do delegado Gustavo Bermudes.

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi recebida no início de 2025, segundo a prefeitura. O veículo contava com suporte avançado, equipado com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar.

Em nota, a prefeitura afirmou que "repudia fortemente o fato".

Leia a íntegra da nota da prefeitura

A Prefeitura de Canoas repudia fortemente a ação criminosa ocorrida na noite do último sábado (14) em frente à UPA Rio Branco, quando uma ambulância foi furtada enquanto a equipe aguardava para transferir um paciente para o Hospital Universitário e acabou, durante perseguição policial, capotando sobre o dique.
O paciente que aguardava transferência recebeu total assistência e foi transferido com outra ambulância. Já o homem que furtou a ambulância foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, onde encontra-se internado em estado grave, mas estável.
O modelo furtado era de suporte avançado, equipado com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar. Atualmente duas das ambulâncias da frota da cidade são deste modelo e configuração. “Era um veículo novo, recebido no início de 2025. Lamentamos profundamente o furto da ambulância, um patrimônio público essencial que salva vidas diariamente”, comenta a secretária de Saúde, Ana Boll.

Fonte: GZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...