
Um homem furtou uma ambulância em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fugiu dirigindo e caiu em um valão na noite deste sábado (14), em Canoas.
O episódio ocorreu por volta das 21h na UPA Rio Branco, no bairro Fátima, e a perseguição seguiu até o bairro Niterói.
O motorista, que aparentava embriaguez, perdeu o controle do veículo e capotou na rua Chico Mendes, que não tem saída. Ele se feriu e foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, onde está internado em estado grave, mas em situação estável.
A ambulância foi removida na manhã deste domingo (15) do local. Antes de ser furtada, a equipe da Samu aguardava para fazer a transferência de um paciente de Canoas para o Hospital Universitário.A ocorrência foi atendida pelo 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas e a investigação será feita a partir de quarta-feira (18), pela 4ª Delegacia de Polícia, sob o comando do delegado Gustavo Bermudes.
A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi recebida no início de 2025, segundo a prefeitura. O veículo contava com suporte avançado, equipado com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar.
Em nota, a prefeitura afirmou que "repudia fortemente o fato".
Leia a íntegra da nota da prefeituraA Prefeitura de Canoas repudia fortemente a ação criminosa ocorrida na noite do último sábado (14) em frente à UPA Rio Branco, quando uma ambulância foi furtada enquanto a equipe aguardava para transferir um paciente para o Hospital Universitário e acabou, durante perseguição policial, capotando sobre o dique.
O paciente que aguardava transferência recebeu total assistência e foi transferido com outra ambulância. Já o homem que furtou a ambulância foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, onde encontra-se internado em estado grave, mas estável.
O modelo furtado era de suporte avançado, equipado com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar. Atualmente duas das ambulâncias da frota da cidade são deste modelo e configuração. “Era um veículo novo, recebido no início de 2025. Lamentamos profundamente o furto da ambulância, um patrimônio público essencial que salva vidas diariamente”, comenta a secretária de Saúde, Ana Boll.

