Prevenção - 18/02/2026 15:19

SC fará o maior simulado de desastres da história

Entre as situações previstas estão deslizamentos de terra, enchentes, queda de barreiras até rompimentos fictícios de barragens.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Mais de 80% das cidades catarinenses já confirmaram presença (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina está com inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro para o 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres. O simulado será realizado no dia 1º de março, a partir das 8h, com a participação simultânea de municípios de todo o estado.

Até agora, mais de 80% das cidades já confirmaram presença. A meta do Governo do Estado é alcançar a adesão dos 295 municípios catarinenses, tornando a ação a maior mobilização já realizada em Santa Catarina na área de prevenção e resposta a desastres.

Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a participação das prefeituras é fundamental. A expectativa é testar, em tempo real, a capacidade de resposta das equipes diante de situações de risco elevado, como deslizamentos, enchentes e outros desastres naturais.

Como será o simulado

Cada município irá simular uma ocorrência de acordo com os principais riscos identificados na sua região. Entre as situações previstas estão deslizamentos de terra, enchentes, enxurradas, queda de barreiras, isolamento de comunidades, falta de energia elétrica e até rompimentos fictícios de barragens.

As ações serão realizadas como se fossem situações reais. As equipes locais deverão mobilizar profissionais, evacuar áreas de risco, montar abrigos temporários, cadastrar famílias afetadas e organizar a distribuição de ajuda humanitária.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelas Defesas Civis Municipais junto aos coordenadores regionais ou diretamente com a DIGD/Gerop, pelo telefone (48) 3664-7046 ou pelo e-mail [email protected]. O prazo termina no dia 27 de fevereiro.

Resultados

O primeiro Exercício Geral de Gestão de Desastres, realizado em 2025, contou com a participação de 237 municípios. Mais de 10 mil agentes foram mobilizados em atividades como evacuações simuladas, acionamento de sirenes, gestão de abrigos, testes de comunicação por rádio e funcionamento de salas de situação municipais.

Ao todo, 17 instituições parceiras participaram da ação, entre forças de segurança, secretarias municipais, concessionárias de serviços públicos, escolas, organizações comunitárias e voluntários, reforçando o trabalho integrado no atendimento a situações de emergência.

Fonte: Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...