
O juízo da 1ª Vara Criminal da comarca de Chapecó recebeu a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e tornou réu o motorista do caminhão envolvido no grave acidente que atingiu 12 veículos na Avenida Fernando Machado, no dia 30 de janeiro deste ano.
O homem responderá por 20 tentativas de homicídio simples, em concurso formal — quando uma única conduta resulta em dois ou mais crimes. A denúncia foi aceita na última quinta-feira (26).
O motorista havia sido preso em flagrante no dia do acidente e, posteriormente, teve a prisão convertida em preventiva. Com o recebimento da denúncia, ele passa a responder criminalmente pelos fatos apurados.
Dinâmica do acidente
De acordo com o processo, 20 pessoas ficaram feridas após o caminhão, carregado com compensados de madeira, descer de forma descontrolada por uma das principais e mais movimentadas avenidas da cidade. O veículo colidiu contra diversos carros que aguardavam a abertura do semáforo.Vídeos anexados aos autos mostram o caminhão parado anteriormente no município de Xaxim, a cerca de 30 quilômetros de Chapecó. Nas imagens, o motorista aparece tentando conter um princípio de incêndio nos freios do veículo.
Irregularidades apontadasA investigação também identificou que o tacógrafo do caminhão estava com a aferição vencida desde 15 de agosto de 2025. A verificação do equipamento deve ser realizada a cada dois anos pelo Inmetro.
Além disso, o motorista é proprietário do caminhão e não possuía seguro do veículo.
Próximos passos
Durante a fase de instrução do processo, a Justiça deverá ouvir vítimas, testemunhas e o acusado. Ao final, será decidido se o réu será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri.O caso tramita em segredo de justiça.

