SÃO MIGUEL DO OESTE - 27/10/2026 16:34 (atualizado em 27/10/2026 20:58)

ACISMO e CDL se manifestam após circulação de suposta “lista de boicote” a empresas em São Miguel do Oeste

Entidades empresariais demonstram preocupação com a divulgação de nomes de empresas associados a supostas posições políticas e alertam para riscos de exposição, discriminação e constrangimento.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Reprodução / WH3

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) divulgaram notas oficiais na tarde desta terça-feira (27) após a circulação, nas redes sociais, de uma suposta lista que identifica empresas e empresários do município conforme possíveis vínculos ou posicionamentos político-partidários. O material atribui ligações políticas a estabelecimentos e sugere que eles sejam alvo de boicote.

As duas entidades manifestaram preocupação com a divulgação do conteúdo e defenderam o respeito à liberdade de pensamento, à pluralidade de ideias e ao direito de os empresários exercerem suas atividades sem sofrer constrangimentos ou discriminação por suas convicções pessoais.

ACISMO defende respeito às diferenças

Em nota, a ACISMO afirmou que a circulação de listas desse tipo pode estimular a exposição indevida, a intimidação ou a perseguição de empreendedores em razão de suas supostas preferências políticas.

“A liberdade de pensar diferente não pode ser motivo de perseguição”, destaca a entidade.

A associação também ressaltou que a liberdade de escolha dos consumidores deve ser respeitada, assim como o direito dos empresários de trabalhar sem ameaças, constrangimentos ou ataques pessoais.

O comunicado lembra a contribuição dos empreendedores para o desenvolvimento de São Miguel do Oeste, por meio da geração de empregos, da movimentação da economia e da participação na comunidade.

A ACISMO reforçou ainda seu caráter apartidário e afirmou representar empresários com diferentes visões de mundo. Segundo a entidade, seu compromisso está voltado ao desenvolvimento econômico, à livre iniciativa e à representatividade empresarial.

Ao final da manifestação, a associação defendeu o diálogo e a convivência democrática. “Não precisamos pensar igual para construir a mesma cidade”, afirma a nota assinada pelo presidente da ACISMO, Antônio Henrique Daltoé.

CDL alerta para possíveis prejuízos ao comércio

A CDL de São Miguel do Oeste também publicou uma nota de esclarecimento sobre a circulação de listas que classificam empresas conforme supostos posicionamentos políticos, entre direita e esquerda.

A entidade destacou que não possui filiação política, partidária ou religiosa e que sua atuação é pautada pela defesa dos interesses do comércio, pelo respeito aos princípios democráticos, pela livre iniciativa e pela livre concorrência.

No comunicado, a CDL manifestou preocupação com conteúdos que possam expor empresas ou estimular a discriminação em razão das supostas convicções políticas de seus proprietários ou responsáveis.

“A liberdade de pensamento e de posicionamento político é um direito de cada cidadão e não deve servir de instrumento para constranger empreendedores ou comprometer suas atividades comerciais”, afirma a nota.

A entidade também pediu responsabilidade na divulgação de informações na internet, a fim de evitar desinformação, constrangimentos e possíveis prejuízos a terceiros.

A CDL concluiu reafirmando seu compromisso com a defesa do comércio local, com a liberdade, a legalidade e o respeito a todos os empresários, associados ou não, independentemente de suas posições políticas.

As manifestações das duas entidades reforçam a defesa de um ambiente empresarial baseado no respeito às diferenças e na convivência democrática, em meio à repercussão da lista nas redes sociais.

Confira as notas na íntegra

Nota oficial da ACISMO

“A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO) defende o respeito à liberdade de opinião, à pluralidade de ideias e ao direito de cada cidadão exercer suas escolhas políticas de forma livre e consciente.

Diante da circulação de listas que buscam identificar empresas e empresários em razão de suas supostas preferências político-partidárias, a ACISMO manifesta sua preocupação com iniciativas que possam estimular a exposição indevida, a intimidação ou a perseguição de empreendedores por suas convicções pessoais.

Acreditamos que uma sociedade democrática se fortalece quando as diferenças são respeitadas e o debate acontece com responsabilidade. A liberdade de escolha de cada consumidor deve ser respeitada, assim como o direito de cada empresário exercer sua atividade sem ameaças, constrangimentos ou ataques pessoais.

São Miguel do Oeste é construída diariamente por pessoas que trabalham, empreendem, geram empregos, movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento da nossa comunidade. Esse compromisso com a cidade não pode ser reduzido à preferência política atribuída a alguém.

A ACISMO é uma entidade apartidária e representa empresários com diferentes visões de mundo. Nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico, a livre iniciativa, a representatividade empresarial e o respeito às pessoas.

Não precisamos pensar igual para construir a mesma cidade.

Defendemos uma São Miguel do Oeste em que o diálogo prevaleça sobre a hostilidade, o respeito prevaleça sobre a intolerância e o desenvolvimento esteja acima das divisões partidárias.”

Antônio Henrique Daltoé
Presidente da ACISMO — Associação Empresarial de São Miguel do Oeste

Nota oficial da CDL

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste – SC (CDL), entidade que tem por objetivo amparar e orientar os interesses de seus associados, do comércio lojista e das demais atividades empresariais, vem a público manifestar-se a respeito de uma “lista” que começou a circular pela internet em nosso município, contendo nomes de empresas supostamente classificadas conforme seu posicionamento político, entre direita e esquerda.

A CDL, por definição estatutária, não possui filiação política, partidária ou religiosa. Sua atuação é pautada pela defesa dos interesses do comércio, pelo respeito aos princípios democráticos, pela livre iniciativa e pela livre concorrência.

Nesse contexto, a entidade manifesta sua preocupação com a circulação de listas que possam expor, classificar ou estimular a discriminação de empresas em razão das supostas convicções políticas de seus proprietários ou responsáveis.

A liberdade de pensamento e de posicionamento político é um direito de cada cidadão e não deve servir de instrumento para constranger empreendedores ou comprometer suas atividades comerciais.

A CDL entende que o comércio deve ser um ambiente de respeito, pluralidade e convivência democrática, no qual os empresários possam exercer livremente suas atividades, independentemente de suas convicções pessoais, sem sofrer constrangimentos ou prejuízos decorrentes de classificações político-partidárias.

A entidade não compactua com práticas de discriminação ou de exposição indevida de empresas e reforça a importância de que informações divulgadas na internet sejam tratadas com responsabilidade, evitando-se o compartilhamento de conteúdos que possam gerar desinformação, constrangimentos ou prejuízos a terceiros.

Por fim, a CDL de São Miguel do Oeste reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses do comércio local, com a liberdade, a legalidade e o respeito a todos os empresários, associados ou não, independentemente de suas posições políticas.

São Miguel do Oeste – SC, 27 de outubro de 2026.

Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste – SC (CDL)
Diretoria e Assessoria Jurídica

Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...