
Tiveram início neste sábado (2) as apresentações artísticas da 1ª etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha (FRCG) 2026, integrando a programação do XXV Rodeio Crioulo e Artístico Nacional do CTG Juca Ruivo, em Maravilha. Música, dança, canto e diversas expressões culturais tomaram conta do parque, evidenciando a identidade do tradicionalismo gaúcho em um evento reconhecido por reunir, no mesmo espaço, as atividades artísticas e campeiras.


As competições estão divididas em várias categorias, incluindo danças tradicionais (Força A e B), chula (individual e em trio), conjunto vocal, concurso de peões, escolha da Mais Prendada Prenda, além de apresentações de gaita ponto e gaita tecla.
A programação teve início com as danças tradicionais da categoria Força B, nas divisões juvenil e mirim, realizadas no galpão principal. Simultaneamente, outras modalidades ocorrem em palcos distribuídos pelo parque. Os espaços ficam repletos de familiares e do público que prestigia a celebração da cultura gaúcha . As apresentações seguem neste domingo (23).

Paralelamente, ocorrem as provas campeiras, que ao longo deste sábado reúnem homens, mulheres e crianças em diversas modalidades oficiais. Algumas disputas destacam a participação de famílias, que mantêm viva, de geração em geração, a paixão pelo laço, como as provas de pais e filhos, mães e filhos, entre outras.

A programação segue intensa neste sábado, com a abertura oficial prevista para às 17h15. Na sequência, por volta das 18h, acontece a tradicional oração da Ave Maria, momento que reúne a comunidade em um ato de fé. À noite, o público ainda poderá acompanhar a gineteada e, para encerrar, um baile animado por duas bandas. As atividades seguem no domingo (22).

