ECONOMIA - 31/03/2026 17:10

Mesmo com preços altos, 90% dos brasileiros pretendem comprar na Páscoa

Pesquisa aponta crescimento no consumo e destaque para chocolates artesanais e comportamento de presentear
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Um levantamento do Instituto Locomotiva revelou que, mesmo com a percepção de preços elevados, a Páscoa de 2026 deve movimentar o consumo no país. Segundo a pesquisa, 90% dos brasileiros pretendem comprar produtos relacionados à data, o equivalente a cerca de 148 milhões de pessoas.

O número representa um aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2025, quando 86% dos entrevistados indicavam intenção de compra. Apesar disso, 69% consideram o preço dos ovos de Páscoa injusto quando comparado às barras de chocolate com o mesmo peso.

O estudo foi realizado com 1.557 brasileiros maiores de 18 anos, entre os dias 25 de fevereiro e 13 de março, em parceria com a QuestionPro.

Intenção de compra varia por renda e perfil

A pesquisa mostra que o consumo é mais forte entre as classes de maior renda. Entre os entrevistados, 95% das classes AB pretendem comprar produtos de Páscoa, índice que cai para 88% na classe C e 80% nas classes DE.

O levantamento também aponta maior intenção entre pessoas com filhos (93%), em comparação com aquelas sem filhos (82%).

Entre os consumidores que planejam comprar chocolates:

- 69% pretendem presentear alguém

- 67% vão comprar para consumo próprio

- 63% devem adquirir ovos de Páscoa para si

Preço lidera decisão de compra

O preço aparece como principal fator na escolha dos produtos, citado por 61% dos entrevistados. Na sequência estão:

- Qualidade dos ingredientes (53%)

- Tamanho do produto (44%)

- Marca (43%)

- Variedade de sabores (40%)

- Também foram citados aspectos como embalagem (29%), brindes ou personagens (27%) e opções para dietas especiais (12%).

Além disso, 68% dos consumidores afirmaram preferir chocolates artesanais, indicando uma valorização de produtos feitos por pequenos produtores.

Ovos ainda lideram, mas formatos tradicionais crescem

Os ovos de Páscoa continuam sendo os preferidos, principalmente quando o presente é destinado a crianças, com 68% da preferência. Chocolates em formatos tradicionais aparecem com 56%.

Entre adultos, a diferença é menor: 66% pretendem presentear com ovos e 63% com outros formatos. Quando questionados sobre o que gostariam de ganhar, há empate: 72% tanto para ovos quanto para chocolates tradicionais.

Data também movimenta renda extra

A Páscoa também se destaca como oportunidade de geração de renda. De acordo com o levantamento, 22% dos brasileiros pretendem produzir ou vender chocolates, o que representa cerca de 36 milhões de pessoas.

O percentual é maior entre jovens de 18 a 29 anos (29%) e nas classes DE (33%), mostrando crescimento do empreendedorismo em relação a 2025, quando o índice era de 19%.

Momento de união e celebração

Além do consumo, a Páscoa mantém seu significado simbólico. Para 82% dos entrevistados, a data é um momento de estar com a família, enquanto 77% participam de almoços ou encontros especiais.

Outros hábitos incluem:

- 54% pretendem comprar alimentos para refeições especiais

- 38% devem adquirir bebidas

- 32% comprarão itens infantis ou temáticos

- 28% investirão em decoração

O estudo reforça que, mesmo diante de preços elevados, a Páscoa segue como uma das datas mais importantes para o consumo e para a convivência familiar no Brasil.

Fonte: WH3 com Agência Brasil
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...