Fenômeno climático - 25/04/2026 08:41 (atualizado em 25/04/2026 08:48)

Governo de SC acende alerta com possível formação de El Niño e intensifica ações preventivas

Fenômeno pode aumentar chuvas e elevar risco de enchentes, deslizamentos e temporais a partir do inverno no Estado
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Imagem gerada por IA / WH3

Com a possibilidade de formação do fenômeno El Niño a partir do próximo semestre, o governo de Santa Catarina intensificou ações preventivas para reduzir os impactos de chuvas acima da média no Estado. Entre as medidas já adotadas estão a limpeza de rios, capacitação de equipes da Defesa Civil e a retirada de árvores em áreas de risco.

Veja também: 

VÍDEO: Meteorologista alerta que El Niño pode provocar temporais severos e até tornados no Sul do Brasil

Segundo o Executivo estadual, as barragens do Alto Vale do Itajaí — fundamentais no controle de enchentes — estão operacionais, embora ainda necessitem de alguns consertos pontuais.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, próximo ao Peru. Quando a temperatura se mantém ao menos 0,5°C acima da média por vários meses, há maior evaporação, formação de nuvens carregadas e alterações na circulação atmosférica, o que favorece chuvas mais frequentes e prolongadas no Sul do Brasil.

De acordo com o mais recente relatório da NOAA, a chance de o El Niño começar a se estabelecer no inverno é de 61%, com possibilidade de persistir até o verão. Na última segunda-feira (20), a temperatura do Pacífico Equatorial Central atingiu pela primeira vez neste ano a marca de 0,5°C acima da média.

Apesar disso, o fenômeno ainda não está oficialmente configurado, já que são necessários cerca de seis meses consecutivos de aquecimento para a confirmação científica. Mesmo assim, especialistas alertam que o atual cenário já é suficiente para interferir nos padrões climáticos globais.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil estadual, Caio Guerra, há “confiança relativamente alta” na formação do El Niño, embora a intensidade ainda seja incerta. “Esse tempo de antecipação aumenta a incerteza, mas exige preparação”, afirmou.

Risco de chuvas intensas e desastres naturais

Em Santa Catarina, o El Niño costuma elevar as temperaturas e aumentar o volume de chuvas, especialmente na primavera e no verão. Esse cenário amplia o risco de enxurradas, inundações, deslizamentos e tempestades severas, com ventos fortes e granizo.

Em nota conjunta, meteorologistas da Defesa Civil e da Epagri/Ciram destacaram que o momento exige monitoramento contínuo e ações preventivas por parte do poder público e da população.

Como parte da estratégia, o governo estadual já realizou desassoreamento de rios em municípios como Rio do Sul e Taió e prevê novas intervenções conforme a demanda. As prefeituras também são orientadas a remover árvores em áreas de risco.

As ações fazem parte da Operação Primavera 2026, programada de 1º de junho a 21 de setembro, com foco em áreas suscetíveis a alagamentos e desmoronamentos. A partir de 22 de setembro, equipes da Defesa Civil estadual e municipal entrarão em regime de plantão.

Impactos também no campo

Além dos riscos urbanos, a previsão de chuvas intensas pode afetar as safras agrícolas de 2026 e 2027, trazendo reflexos diretos para o setor agropecuário. Por isso, produtores contam com o monitoramento climático contínuo realizado pela Epagri/Ciram.

Especialistas reforçam que o El Niño, isoladamente, não determina a ocorrência de grandes desastres. Eventos extremos costumam resultar da combinação de diversos fatores climáticos e atmosféricos. Ainda assim, o alerta está ligado.

— É momento de acompanhar, monitorar e tomar ações de prevenção — reforçou a meteorologista Maria Laura Rodrigues, do Ciram.

Fonte: WH3 com NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...