PREVISÃO DO TEMPO - 07/05/2026 14:35

Defesa Civil alerta para frio intenso e risco de geada em Santa Catarina

Massa de ar polar derruba temperaturas entre sexta-feira e domingo
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Arte / WH3

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para o declínio acentuado das temperaturas e frio intenso entre esta sexta-feira (8) e o domingo (10) em Santa Catarina.

A mudança no tempo ocorre devido ao avanço de uma massa de ar frio de origem polar sobre a região Sul do país.

Risco moderado e possibilidade de hipotermia

Segundo o órgão, o risco é considerado moderado entre sexta-feira e sábado para ocorrências relacionadas a:

- desconforto térmico;

- hipotermia;

- agravamento de doenças respiratórias;

- complicações cardiovasculares.

A partir de domingo, o risco passa a ser alto devido à intensificação do frio em todas as regiões catarinenses.

Temperaturas abaixo de zero no estado

Ainda nesta sexta-feira, os termômetros já começam a cair no Grande Oeste. As mínimas previstas variam entre 7°C e 11°C do Extremo-Oeste aos Planaltos.

No Litoral e nas regiões do Baixo e Médio Vale do Itajaí, as temperaturas ficam entre 14°C e 18°C.

Durante a madrugada de sábado, as temperaturas devem ficar abaixo de 5°C nas áreas mais elevadas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Já no domingo, o frio se intensifica ainda mais, com mínimas abaixo de 0°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, favorecendo a formação de geada em diversas áreas.

Defesa Civil orienta cuidados

A Defesa Civil recomenda atenção especial com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e também com os animais domésticos.

Entre as orientações estão:

- usar roupas quentes e em camadas;

- evitar permanecer com roupas molhadas;

- manter ambientes protegidos do vento;

- consumir líquidos quentes;

- evitar exposição prolongada ao frio;

- utilizar cobertores adequados durante a noite.

O órgão também alerta para sinais de hipotermia, como tremores intensos, confusão mental, sonolência excessiva e dificuldade de movimentação, recomendando atendimento médico imediato nesses casos.

Fonte: WH3 com Defesa Civil de SC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...