
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Maravilha neste sábado (27) cumprindo agenda oficial que incluiu participação no almoço comunitário promovido pelo Hospital São José. O evento foi realizado no Salão Paroquial Católico e reuniu autoridades estaduais, prefeitos, parlamentares, lideranças regionais e representantes de instituições locais.
O Hospital São José de Maravilha fez a entrega ao governador, ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e ao deputado estadual Marcos Vieira, placas de agradecimento às contribuições com a unidade hospitalar.


Na área da saúde, o governador e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, assinaram um protocolo de intenções para viabilização de recursos para a aquisição de equipamentos para estruturação do Hospital São José de Maravilha, com projeto estimado em R$ 19 milhões. O documento formalizado contempla laboratório de análises clínicas, UTI neonatal, sala de recuperação pós-cirúrgica, quatro salas cirúrgicas, indução de anestesia, ala de internação e materiais gerais.
Em relação a habilitação estadual em ortopedia para o hospital, o secretário Diogo revelou que a primeira cirurgia de alta complexidade na área deve ser realizada já em julho.
Também foi realizada a assinatura de um protocolo de intenções entre o governador Jorginho Mello e a CASAN para investimento de R$ 10,5 milhões em estudos de viabilidade para implantação de reservatório de água bruta, que irá beneficiar os municípios de Maravilha e Tigrinhos. O ato reforça o início dos estudos técnicos necessários para futura implantação do projeto.
A CASAN esteve representada pela diretora administrativa Rosane Vettori, que participou do ato em nome do presidente Joel Hostmann.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Ricardo Grando, destacou a importância da obra e informou que os investimentos somam aproximadamente R$ 20 milhões no trecho de Bom Jesus do Oeste até a divisa com Maravilha e outros R$ 16 milhões no trecho em Maravilha.
Na educação, foi assinada a autorização de licitação para reforma e ampliação da EEB Juscelino, em Maravilha, com investimento estimado em R$ 6 milhões. Também foi dada ordem de serviço para revitalização de outras unidades escolares, incluindo a EEB Nossa Senhora da Salete. Representantes do Governo do Estado destacaram que, somados, os investimentos na educação da regional de Maravilha ultrapassam R$ 30 milhões.
Durante o ato, o governador realizou a entrega simbólica de notebooks aos professores efetivos e uniformes de inverno aos estudantes. A coordenadora regional de educação (CRE) de Maravilha, Adriana Fátima Meneghetti, ressaltou ainda a recente assinatura da ordem de serviço de ampliação do Centro Educacional Vereador Raymundo Veit, que conta com investimento conjunto do Governo do Estado e do Município de Maravilha.


Na ocasião, o prefeito de Maravilha, Vinicius Ventura, junto a outros prefeitos da região, entregou ao governador e ao secretário de Infraestrutura o projeto de engenharia da pavimentação do contorno viário de Maravilha. “Fica o registro deste pedido ao Governo do Estado para este importante investimento na região e para tirar este sonho do papel”, destacou o prefeito.
Encerrando a programação, o estudante Lórez Pandolfo, da EEB José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, realizou uma apresentação musical com gaita.
O almoço contou com grande participação da comunidade mesmo com o tempo chuvoso, destacando a mobilização regional em torno do hospital. O cardápio contou com churrasco e acompanhamentos.


