
O meteorologista do Grupo WH Comunicações, Piter Scheuer, alerta para a situação provocada pelas chuvas intensas que atingiram a região Sul do Brasil nos últimos dias, especialmente o Rio Grande do Sul.
Segundo o meteorologista, diversas áreas do centro ao norte do estado gaúcho registraram volumes de chuva superiores a 200 e até 300 milímetros, provocando transtornos e estragos em diferentes municípios.
De acordo com Piter, os volumes registrados chamam a atenção pela intensidade. Em algumas localidades, os acumulados chegaram a cerca de 240 milímetros em Pontão e 250 milímetros em Soledade. Na região Oeste e na Serra, os volumes ficaram entre 100 e 150 milímetros, com registros de 166 milímetros em Campo Erê e 154 milímetros em Bom Jesus do Sul, na divisa com Santa Catarina.
As instabilidades também avançaram para Santa Catarina e o Paraná, provocando chuva forte, trovoadas e possibilidade de temporais, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Piter explica que a frente fria responsável pelas instabilidades começa a se afastar gradativamente, trazendo uma melhora temporária nas condições do tempo. A previsão indica que a chuva ainda pode ser forte no Paraná e em áreas de Santa Catarina e do centro-norte do Rio Grande do Sul, mas deve perder força gradualmente.
Na quinta e sexta-feira, o tempo tende a melhorar na maior parte do Sul do Brasil, com possibilidade de chuvas passageiras e isoladas. Já no sábado, a previsão é de tempo mais seco na maior parte da região, enquanto novas pancadas de chuva podem retornar no domingo.
O meteorologista também chama a atenção para projeções que indicam a possibilidade de novos volumes elevados de chuva no Rio Grande do Sul até o fim de julho.
Diante da possibilidade de novos episódios de chuva intensa, Piter Scheuer reforça a importância de acompanhar os alertas meteorológicos e manter atenção às atualizações da previsão do tempo, especialmente em áreas que já registraram grandes acumulados de chuva.

