O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), ficará afastado do cargo entre os dias 29 de agosto e 5 de outubro. A licença foi aprovada pelos deputados estaduais durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), realizada nesta quarta-feira (26).
Durante o período, a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) assumirá temporariamente o comando do Governo de Santa Catarina. Ela passa a exercer a função de governadora a partir deste sábado (29).
Afastamento por motivos particulares
O pedido de licença foi encaminhado pelo próprio governador à Assembleia Legislativa na segunda-feira (24), por meio da Mensagem 2055/2026.
No documento, Jorginho Mello justificou o afastamento por motivos particulares. A licença será sem ônus para os cofres públicos.
Antes de chegar ao plenário, o pedido passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão realizou uma reunião extraordinária e virtual nesta quarta-feira e aprovou a solicitação. Posteriormente, a matéria foi submetida ao plenário da Alesc, onde também recebeu o aval dos parlamentares.
Jorginho poderá retornar ao cargo
A licença não representa renúncia ao mandato. Trata-se de um afastamento temporário autorizado pelo Legislativo catarinense.
Com isso, encerrado o período de licença em 5 de outubro, Jorginho Mello poderá reassumir normalmente suas funções à frente do Governo de Santa Catarina.
Durante sua ausência, caberá a Marilisa Boehm exercer as atribuições do Executivo estadual, garantindo a continuidade administrativa do governo catarinense.

