AUMENTO NO EFETIVO - 03/09/2026 19:42 (atualizado em 03/09/2026 19:52)

Formatura do Fogo marca entrega da farda a 46 futuros policiais militares temporários em SMOeste

Alunos receberam o fardamento nesta quinta-feira (3) e entram na fase final do curso; reforço permitirá ampliar policiamento a pé, ações preventivas, PROERD e Rede Catarina.
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 

A Formatura do Fogo marcou uma importante etapa na formação de 46 futuros policiais militares temporários na noite desta quinta-feira (3), em São Miguel do Oeste. A solenidade foi realizada na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (11º BPM/Fron) e marcou o momento em que os alunos receberam oficialmente a farda da Polícia Militar de Santa Catarina.

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 

Com a entrega do fardamento, os 46 alunos ingressam agora na última etapa do curso de formação, período em que passarão a intensificar o contato com as atividades que deverão desempenhar após a conclusão da preparação.

A expectativa é que o curso seja concluído em outubro, quando os novos policiais militares temporários estarão aptos a reforçar o policiamento nos municípios atendidos pela 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira.

Farda marca nova etapa da formação

De acordo com o comandante da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira, coronel Jailson Franzen, a entrega da farda representa um momento importante na trajetória dos alunos.

A partir desta fase, eles passam a ingressar de forma mais intensa nas atividades práticas relacionadas ao trabalho que exercerão depois da formação.

Durante o curso, os futuros policiais recebem preparação em defesa pessoal, tiro, técnicas policiais e demais procedimentos necessários para o exercício da atividade, observadas as atribuições e restrições previstas para o efetivo temporário.

“Agora eles entram na fase final do curso de formação, em que, depois do fardamento, começam a adentrar mais nas atividades que vão desempenhar após a formatura”, explicou Franzen.

46 alunos fazem curso em São Miguel do Oeste

Foto: Marcos de Lima / WH Comunicações 

Inicialmente, foram disponibilizadas 70 vagas para a formação realizada na sede do 11º BPM/Fron. Como nem todas foram preenchidas, atualmente 46 alunos participam do curso em São Miguel do Oeste.

Segundo Franzen, a expectativa é que todos concluam a formação com êxito até outubro.

Em todo o estado, aproximadamente 700 policiais militares temporários estão em formação, em cursos descentralizados realizados nas sedes de batalhões da Polícia Militar.

A modalidade foi criada a partir de legislação vinculada à Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares, possibilitando às corporações estaduais contar com efetivo temporário. O vínculo poderá chegar a até oito anos.

Novos policiais vão reforçar ações preventivas

Depois da conclusão do curso, os policiais militares temporários deverão atuar principalmente em ações preventivas e atividades de policiamento.

Na região, a prioridade inicial será direcionar o reforço aos municípios de maior porte e às cidades que concentram sedes de batalhões e companhias.

Conforme o comandante regional, o aumento do efetivo permitirá ampliar atividades que atualmente acabam prejudicadas pela demanda de atendimento de ocorrências.

Entre elas está o retorno de uma presença mais constante de policiais militares a pé nos centros das cidades, além do fortalecimento do policiamento preventivo de trânsito.

“Em breve o pessoal vai poder ver novamente policiais militares a pé no centro da cidade. O policiamento de trânsito preventivo vai voltar a acontecer”, afirmou.

PROERD e Rede Catarina também devem receber reforço

A chegada dos novos policiais também deverá ampliar a capacidade de atuação em programas preventivos da Polícia Militar, entre eles o PROERD e a Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Segundo Franzen, atualmente o efetivo precisa concentrar grande parte dos esforços no atendimento e resposta às ocorrências, diminuindo a disponibilidade para atividades preventivas.

A expectativa é que os policiais temporários ajudem a modificar esse cenário.

“Esses policiais militares serão, em breve, um reforço fundamental no policiamento”, destacou o comandante.

Com a Formatura do Fogo e o recebimento da farda nesta quinta-feira, os 46 alunos entram na reta final da preparação. A previsão é de que, após a conclusão do curso em outubro, eles sejam distribuídos para reforçar a segurança pública nos municípios da região.

VEJA MAIS IMAGENS
Fonte: Marcos de Lima / Rádio 103 FM
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...