
O candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL) divulgou nesta terça-feira (15) um vídeo em formato de “pronunciamento à nação” para comentar a crise envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes.
Na gravação, que será veiculada durante o horário eleitoral gratuito das 13h, Flávio interrompe a programação de sua campanha e associa a atuação de Moraes ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na disputa pela Presidência.
Interrompi meu próprio programa eleitoral para fazer um pronunciamento oficial a nação brasileira.
O Brasil precisa ser passado a limpo.
A mudança que o país precisa tem nome: Flávio Bolsonaro 2️⃣2️⃣#Bolsonaro #FlavioBolsonaro #Vote22 pic.twitter.com/a1xJf2wC50
Durante o pronunciamento, o candidato afirma que Lula teria dividido o comando do país com o ministro do STF.
“O atual presidente dividiu o seu poder com Alexandre de Moraes. E, no fim, o Brasil ficou sem presidente nenhum. Sem comando”, declarou.

Flávio fala em crise institucional
Flávio Bolsonaro afirma que decidiu interromper temporariamente a campanha diante da gravidade da situação envolvendo o Supremo. Segundo ele, o governo federal teria optado por governar ao lado de uma parcela da Corte.
O candidato também critica o que classifica como um desequilíbrio entre as instituições brasileiras e afirma que o governo faria parte de um “sistema que está apodrecido”.
“Eu estou interrompendo a campanha eleitoral nesse momento, diante da gravidade de tudo o que está acontecendo. O nosso destino é muito mais importante do que qualquer questão política”, afirmou.
Na sequência, Flávio disse que o Brasil estaria passando por um processo de exposição de problemas institucionais e voltou a criticar a relação entre o governo federal e integrantes do Supremo.
Candidato amplia críticas para outros problemas do país
Apesar de concentrar parte do pronunciamento em Alexandre de Moraes, Flávio Bolsonaro afirmou que o episódio envolvendo o ministro não seria o principal problema enfrentado atualmente pelo país.
O candidato citou a insegurança pública, o endividamento da população e a perda do poder de compra como questões que, segundo ele, têm impacto ainda maior na vida dos brasileiros.
“E o escândalo do Alexandre de Moraes, veja que absurdo, nem é o pior. Escândalo mesmo é não poder andar em paz nas ruas porque o medo tomou conta. Escândalo é tanta gente endividada sem conseguir pagar as contas. Escândalo é ver o carrinho de compras cada vez mais vazio”, declarou.
Com o pronunciamento, Flávio Bolsonaro utiliza a crise envolvendo o STF para intensificar as críticas ao governo Lula e reforçar seu discurso de oposição durante a campanha presidencial.

