
Os candidatos ao governo de Santa Catarina Gelson Merisio (PSB), João Rodrigues (PSD) e Ralf Zimmer (PRD) participaram, nesta terça-feira (22), do debate promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), em Florianópolis.
O encontro discutiu temas de interesse dos catarinenses, como oferta de energia elétrica, saúde, prevenção de enchentes, saneamento básico, infraestrutura, ferrovias, ensino superior e combate à corrupção. O jornalista Moacir Pereira foi o mediador do debate, dividido em cinco blocos.
No Extremo-Oeste catarinense, o debate foi transmitido ao vivo pela Rádio 103 FM, emissora do Grupo WH Comunicações, e também em vídeo pelo canal do Grupo WH Comunicações no YouTube, ampliando o acesso dos ouvintes e internautas às propostas apresentadas pelos candidatos ao governo do Estado.
O governador e candidato à reeleição Jorginho Mello (PL) havia confirmado participação, mas informou nesta terça-feira que não compareceria após reassumir o comando do Governo de Santa Catarina diante dos impactos das fortes chuvas registradas no Estado.
Ausência de Jorginho é mencionada no primeiro bloco
Na abertura, os três participantes tiveram cerca de três minutos para apresentação e exposição de suas trajetórias e propostas.
João Rodrigues e Gelson Merisio fizeram críticas à ausência de Jorginho Mello. Ralf Zimmer apresentou pontos de seu plano de governo e também fez críticas à atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Energia, saúde e prevenção de enchentes
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas sugeridos pelas sedes regionais da Acaert e sorteados pelo mediador.
Ralf Zimmer questionou Gelson Merisio sobre a oferta de energia elétrica trifásica no Oeste catarinense. Merisio perguntou a João Rodrigues sobre a disponibilidade de vagas de UTI em hospitais da região Norte do Estado.
João Rodrigues, por sua vez, questionou Zimmer sobre medidas para prevenção e contenção de enchentes no Vale do Itajaí.
Universidade Gratuita e combate à corrupção
O terceiro bloco teve perguntas de tema livre.
João Rodrigues questionou Gelson Merisio sobre uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante evento realizado no último fim de semana em Florianópolis, relacionada aos agricultores.
Merisio direcionou uma pergunta a Ralf Zimmer sobre possíveis ajustes no programa Universidade Gratuita, enquanto Zimmer questionou João Rodrigues sobre propostas de combate à corrupção.
Saúde, violência contra a mulher e ferrovias
No quarto bloco, os candidatos voltaram a debater temas previamente definidos.
Ralf Zimmer perguntou a Gelson Merisio sobre políticas de combate à violência contra a mulher. Merisio questionou João Rodrigues sobre a estruturação dos hospitais públicos nas diferentes regiões catarinenses.
Na sequência, João Rodrigues perguntou a Zimmer sobre suas propostas relacionadas à implantação e ampliação de ferrovias em Santa Catarina.
Candidatos encerram com considerações finais
No quinto e último bloco, os três participantes tiveram três minutos para apresentar suas considerações finais aos eleitores.
Foram convidados para o debate os quatro candidatos cujos partidos ou coligações atendem aos critérios de representação no Congresso Nacional previstos na legislação eleitoral.
O debate integrou a cobertura das Eleições 2026 realizada pelas emissoras associadas à Acaert. O Grupo WH Comunicações acompanhou a programação com transmissão pela 103 FM e, em vídeo, pelo seu canal no YouTube.

