TEMPORAIS EM SC - 04/10/2026 10:41

Temporal causa estragos em municípios do Alto Irani e deixa mais de 2 mil unidades sem energia

Mais de 30 residências foram atingidas durante a madrugada deste domingo (4); região teve destelhamentos, quedas de árvores, bloqueios em rodovias e prejuízos no meio rural
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Fortes ventos deixam estragos no interior de Ponte Serrada (Fotos: Defesa Civil)

As fortes chuvas acompanhadas de rajadas de vento provocaram estragos em diversos municípios da região do Alto Irani durante a madrugada deste domingo (4). Mais de 30 residências foram atingidas e milhares de consumidores ficaram sem energia elétrica.

Conforme levantamento preliminar da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Coredec), foram registrados destelhamentos, quedas de árvores, obstruções em rodovias e estradas, interrupções no fornecimento de energia e danos em estruturas públicas e propriedades rurais.

Até a atualização divulgada por volta das 9h, não havia confirmação de pessoas feridas ou desabrigadas.

Xanxerê teve rajadas próximas de 70 km/h

Em Xanxerê, as rajadas de vento chegaram a quase 70 km/h. Mais de 20 residências tiveram destelhamentos e mais de 20 famílias receberam lonas para proteção emergencial.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Prefeitura trabalharam durante a madrugada na retirada de árvores e liberação das vias.

As ocorrências atingiram trechos das SC-480 e SC-155, além de estradas do interior do município.

No meio rural, também foram registrados prejuízos na atividade agropecuária, incluindo a morte de vacas leiteiras. A quantidade de animais atingidos ainda estava sendo levantada durante a manhã.

Vargeão registra danos em residências

Em Vargeão, pelo menos oito residências foram atingidas pelo temporal.

Também houve danos nas localidades de Vila União e Palmeiras, na Casa Paroquial, em acessos e na rede de alta tensão.

Dois trechos da BR-282 chegaram a ficar obstruídos, mas já haviam sido liberados pelas equipes.

Escola é atingida em Faxinal dos Guedes

Em Faxinal dos Guedes, a Escola Tereza Migliorini sofreu danos e destelhamento. O município também registrou quedas de árvores e obstruções em vias.
Em Passos Maia, duas residências foram atingidas e uma árvore caiu sobre a SC-154, interrompendo o trânsito.

Ponte Serrada teve quedas de árvores e obstruções na BR-282, além de danos em propriedades rurais e residências na região da Linha Alegre.

Também foram registradas ocorrências relacionadas principalmente a quedas de árvores e comprometimento de vias em Bom Jesus, Ipuaçu e Lajeado Grande.

Mais de 2 mil unidades consumidoras sem energia

O temporal também afetou o fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos da região.

Em consulta realizada por volta das 8h50 deste domingo, 2.135 unidades consumidoras estavam sem energia nos municípios com informações disponíveis.

O levantamento apontava:

Abelardo Luz: 736 unidades;

Faxinal dos Guedes: 677;

São Domingos: 641;

Vargeão: 80;

Lajeado Grande: 1 unidade.

Em Xanxerê, o bairro Santa Cruz também permanecia com falta de energia durante a manhã, mas ainda não havia informação sobre o número de consumidores afetados.

As Defesas Civis municipais, Corpo de Bombeiros, prefeituras e demais órgãos seguem mobilizados na desobstrução de vias, atendimento às famílias e levantamento dos prejuízos.

Os números ainda são preliminares e podem aumentar conforme as equipes avancem na avaliação dos danos provocados pelo temporal.

Fonte: WH3 com Oeste Mais
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...