SETE ANOS DEPOIS - 21/06/2021 16:13

Dono da piscina com suástica em SC altera o símbolo nazista para evitar investigação

Casa fica localizada em uma área rural entre Pomerode e Rio dos Cedros
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Descaracterização formou o número 88, usado por neonazistas em referência velada à expressão Heil Hitler (Foto: Reprodução MP)
O professor que mantinha uma suástica nazista no fundo da piscina da casa onde mora, em Pomerode, finalmente descaracterizou o desenho. Wander Pugliesi enviou fotos ao Ministério Público para comprovar que alterou a imagem, revelada há sete anos. Com isso, foi para o arquivo um procedimento aberto pelo promotor José Renato Côrte para investigar o caso.

A imagem da suástica azul no fundo da piscina em uma área rural entre Pomerode e Rio dos Cedros foi revelada em 2014, depois que policiais a fotografaram de helicóptero. Pugliesi ganhou notoriedade nacional, mas não chegou a ser denunciado porque o MP, à época, considerou que ele não fazia propaganda nazista ao manter o símbolo dentro da própria casa.

Em 2018, Pugliesi recebeu uma equipe do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, de Munique, que publicou fotografias da piscina ainda com a cruz suástica desenhada. O caso seria relembrado no ano passado, quando o professor inscreveu-se candidato a vereador pelo PL. A relação dele com a suástica na piscina e o revisionismo histórico do Holocausto levou o partido a pressioná-lo para que retirasse a candidatura, o que acabou acontecendo.

Por causa desse noticiário recente, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) pediu providências ao Ministério Público. No início de junho, a promotoria questionou Pugliesi se tinha interesse em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para evitar que o processo seguisse adiante. O professor respondeu enviando as fotos do símbolo já descaracterizado.

A decisão de arquivar o procedimento ainda precisa ser endossada pelo Conselho Superior do Ministério Público. O órgão também deve decidir se a investigação criminal arquivada no passado deve ser reaberta.

Em 1998, a Polícia Federal havia cumprido uma busca e apreensão de materiais na residência do professor de História, que à época vivia e lecionava em Blumenau. Ele também não foi acusado de crime naquele caso.

Foto: Divulgação

Escárnio
Há algo que não passa despercebido na alteração feita na piscina. O que era uma cruz suástica tornou-se um conjunto de quatro quadrados. Ou ainda o número 88, símbolo frequentemente usado por neonazistas para referir-se à expressão Heil Hitler. A letra H é a oitava do alfabeto.
Fonte: Evandro de Assis/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...