Decisão - 25/06/2021 07:58

STF veta convocação de governadores e Moisés não vai à CPI da Pandemia

Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria, nesta quinta-feira (24), que a CPI da Pandemia no Senado Federal não pode convocar os governadores para depor. Até o fim da tarde, seis dos 11 ministros já haviam votado, e com entendimentos parecidos. 

Os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia acompanharam a relatora Rosa Weber. Gilmar Mendes e Marco Aurélio também, mas com algumas ressalvas.

Ao chegar em seis votos, o pleno do STF entendeu por maioria que é inconstitucional a CPI do Senado Federal convocar governadores para prestar esclarecimentos. O que não impede, claro, que sejam convidados e, se entenderem interessante, se façam presentes. 

O governador de SC, Carlos Moisés, estava na lista. Mesmo convidado, ele não deve comparecer, por não haver recursos federais no caso dos respiradores, citado pela CPI, e já ter se submetido a várias investigações em diversas instâncias. Inclusive, uma CPI em SC tratou do mesmo assunto. Com a posição do plenário do STF, o caso está definido. Até já havia uma decisão liminar da ministra Rose Weber impedindo as convocações. E agora, a sua posição tem o respaldo da maioria dos colegas.
Fonte: Raphael Faraco/ DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...