REVIRAVOLTA NO CLIMA - 23/01/2022 16:10 (atualizado em 23/01/2022 16:13)

Cenário de chuvas em SC terá reviravolta nos próximos dias

Com bloqueio atmosférico, chuvas em SC são irregulares e provocadas pelo calor; entrada de frente fria permitirá chuva mais "organizada"
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Nas últimas semanas as chuvas têm se comportado de forma estranha em Santa Catarina, com locais onde chove muito e onde não cai um pingo – as chamadas chuvas irregulares e mal distribuídas. Tem dois responsáveis pelo cenário: o fenômeno La Niña e o bloqueio atmosférico, que também provoca um calor intenso.
Mas uma reviravolta temporária deve ocorrer nos últimos dias de janeiro, com a aproximação de uma frente fria. Ela está prevista para entrar no Estado entre quinta e sexta-feira (28).
“Por conta do bloqueio atmosférico, as frentes frias chegam até o Rio Grande do Sul e são desviadas para o mar, não atingindo o Estado”, explica Francine Sacco, meteorologista da Defesa Civil Estadual. As chuvas foram dependentes do calor, também chamadas de chuvas de convecção ou de verão.
Em alguns municípios do Litoral Sul e Norte, por exemplo, já choveu até este domingo (23) o que era previsto pela Defesa Civil para todo o mês. “Em Florianópolis choveu apenas 29%. Mas se subirmos um pouco, em Camboriú, choveu 78%. É típico desse tipo de chuva ser irregular”, explica Sacco.
A chuva prevista para o fim desta semana não resolverá o problema da estiagem enfrentada no Oeste, adianta a meteorologista. Entretanto deve dar uma amenizada principalmente no calorão registrado no Estado, com as temperaturas voltando ao normal da época.
Situação das chuvas, segundo Defesa Civil
Janeiro: Até o momento temos estações acima do esperado no Litoral Norte e no Litoral Sul. Na porção central do estado entre a média e 50% abaixo desta. E no Extremo Oeste e Oeste entre 10 e 70% do esperado. A distribuição bem típica de chuva irregular causada pela convecção ou aquecimento diurno.
Dezembro: Pontuais bem acima de 100% no Litoral, mas também com certa irregularidade, já que alguns pontos também ficaram abaixo do esperado. Do Extremo Oeste ao Meio-Oeste chuva bem abaixo do esperado, variando entre 6 e 56% da climatologia ou do esperado para o mês.
Estiagem no Oeste
No Oeste, a área de seca extrema aumentou em dezembro, comparado ao mês anterior por conta da chuva abaixo do esperado. Os dados foram divulgados no último dia 19, pelo governo de Santa Catarina. A previsão é que pelo menos até o final do verão as chuvas permaneçam irregulares e abaixo da média histórica em boa parte do Estado.
Estimativas apontam que a situação pode acarretar perdas de em média 43% na safra catarinense do milho e de cerca de 30% na de soja. “A estiagem iniciou após dia 20 de novembro, quando mais de 50% das lavouras de milho estavam em fase de floração, período sensível à falta de umidade no solo. A continuidade da estiagem e das altas temperaturas pode aumentar ainda mais as perdas”, ressalta o órgão.
Fonte: ND mais - notícia do dia
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...