IMUNIZAÇÃO - 27/01/2022 16:11

SC mantém vacinação de crianças sem consulta médica prévia mesmo com recomendação do MS

Ministério voltou a recomendar consulta médica antes da vacinação contra a Covid-19 nessa terça-feira (25); Saúde de SC e Conass mantêm que não há necessidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina segue com a vacinação de crianças contra a Covid-19 sem a necessidade de consulta médica mesmo após o Ministério da Saúde voltar a pedir que os pais “procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”.

A orientação consta em texto sobre a distribuição de 2,5 milhões de vacinas pediátricas contra a Covid-19 para o Brasil divulgado nessa terça-feira (25) no site do órgão.

“Para a imunização das crianças de 5 a 11 anos é necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais ou responsáveis por suas crianças procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”, diz o trecho.

A SES (Secretaria de Estado da Saúde), por sua vez, informou que as definições sobre a vacinação infantil já foram pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite do Estado e não incluem a necessidade de atestado médico. A pasta reiterou que o Estado seguirá com o que foi pactuado.

Reforçou, ainda, que todas as vacinas destinadas à imunização infantil foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e são seguras.

“Entendemos que devemos incentivar a vacinação desse público, ampliando campanhas e combatendo as fake news que vem sendo disseminadas sobre o tema”, finalizou a SES.

Conass mantém posição contrária

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) também informou à reportagem que mantém a posição contrária a qualquer exigência de prescrição médica prévia para a imunização contra a Covid-19.

A principal manifestação do Conass sobre o tema está numa carta divulgada ainda na véspera de Natal. Com tom direcionado às crianças, o comunicado esclarece que não é preciso atestado médico para a imunização.

“Quando iniciarmos a vacinação de nossas crianças, avisem aos papais e às mamães: não será necessário nenhum documento de médico recomendando que tomem a vacina. A ciência vencerá. A fraternidade vencerá. A medicina vencerá e vocês estarão protegidos”, diz o documento.

Vacinação em SC

A vacinação pediátrica contra a Covid-19 iniciou em meados de janeiro em Santa Catarina. Dois imunizantes estão disponíveis para a vacinação desse grupo no Estado: da Pfizer (a partir de 5 anos) e da Coronavac (a partir de 6 anos).

Para que as crianças sejam vacinadas, elas devem ser acompanhadas dos pais e/ou responsáveis ou, em caso de ausência, a vacinação pode ser realizada mediante apresentação de um termo de consentimento por escrito.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...