Falta de água - 17/02/2022 13:34

Chapecó decreta situação de emergência por causa da estiagem

Principal manancial que abastece a cidade está seco; anúncio da prefeitura foi feito nesta quinta-feira
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A prefeitura de Chapecó decretou emergência por causa dos impactos da estiagem no município. Durante a manhã desta quinta-feira (17), o prefeito João Rodrigues (PSD) fez o anúncio da situação de emergência e propôs um termo de compromisso à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para solucionar o problema da falta de água.  
Entre os compromissos apresentados pelo Município e assumidos pela Companhia, representada pela presidente Roberta Maas dos Anjos, estão a perfuração de poços artesianos, captação de água bruta em reservatórios, além de a Casan disponibilizar, em cinco dias, 10 caminhões para transporte de água potavel para atender estabelecimentos como restaurantes, bares, hoteis, escolas (veja abaixo todas as exigências feitas à Casan e divulgadas pela prefeitura).
Durante a coletiva, João Rodrigues reafirmou o risco de rompimento do contrato com a Casan caso o problema da falta de água não seja solucionado na cidade. 
— Ou nós municipalizamos [o abastecimento de água] ou a Casan atende os pleitos que a partir de hoje serão apontados pela prefeitura (...) Estou fazendo uma proposta para a Casan não aceitar. Se aceitar, vai ter que cumprir. Se não aceitar, imediatamente vamos protocolar o rompimento do contrato com a empresa — afirmou o prefeito.
A presidente da Casan, Roberta Maas, ressaltou que as ações devem ser rápidas e severas para que a água chegue ao município o quanto antes, considerando que esta estiagem é a pior desde a década de 40. 
— Em fevereiro de 2019, quando a gente assumiu, já começou a estiagem e hoje a gente passa pela pior estiagem desde 1947. Então realmente é um momento bem difícil não só para o município, mas para a região como um todo — pontuou a presidente da Companhia.

O que está no Termo de Compromisso proposto à Casan
1.A Casan deve iniciar, em no máximo 10 dias, a perfuração de quatro poços profundos de no mínimo 1.000 metros de profundidade, com bombas de capacidade condizente com a vasão de cada poço, sendo um no Bairro Santo Antônio e um no Bairro Efapi, além de dois em locais a serem definidos de comum acordo
2.A Casan iniciará, em no máximo 10 dias, obras de dragagem/desassoreamento do reservatório de captação de água do Lajeado São José, bem como a construção de um novo reservatório de água bruta no Bairro Eldorado, também situado na bacia do Lajeado São José, para aumentar sua capacidade de armazenamento de água bruta, utilizando equipamentos que condizem com a sua dimensão, sendo, no mínimo: 10 escavadeiras hidráulicas; 30 caminhões caçamba e quatro tratores de esteira. 
3.A Casan terá prazo de seis meses para elaborar o projeto de captação de água do Rio Uruguai para a cidade de Chapecó, o qual deverá ser executado/implementado logo após sua apresentação, com prazo para conclusão a ser definido de comum acordo entre as partes. As obras necessariamente deverão começar no ano de 2022;
4.A Casan deverá iniciar imediatamente a captação de água bruta em mananciais e/ou reservatórios naturais e/ou artificiais de água da região, por meio de caminhões-pipa, providenciando a instalação de estação de tratamento compacta em local adequado durante o período necessário para o tratamento e fornecimento à população;
5.A Casan deverá disponibilizar, no prazo de cinco dias, no mínimo 10 caminhões para transporte de água potável para abastecer a população durante o período de emergência, além de 20 para transporte de água bruta para os demais compromissos assumidos nos itens anteriores. 

Rodízio de abastecimento de água em Chapecó 
Após mais de 20 dias sem chuva, o manancial que abastece o município, o Lajeado São José, está seco e a solução emergencial encontrada pela Casan foi de captar água do Rio Uruguai, na divisa com o Rio Grande do Sul, em 20 caminhões-pipa. Em Chapecó, o fornecimento de água está sendo feito em dias alternados em 26 bairros dos 50 que há no município e, segundo a Casan, essa alternância deve acontecer até o dia 28 deste mês.  
Das 7h da última terça-feira (15) até 7h da manhã de quarta-feira (16), o sistema de abastecimento de água foi direcionado para os bairros Alvorada, Cristo Rei, Dom Pascoal, Eldorado, Esplanada, Jardim Europa, Jardim Itália, Lajeado, Palmital, Passo dos Fortes, Queda do Palmital, SAIC, Santa Maria, Santa Paulina, Santo Antônio, Santos Dumont, Seminário e Universitário. Nesta quarta-feira (16), o abastecimento de água foi feito nos bairros Aurora, Autódromo, Desbravador, EFAPI, Engenho Braun, Jardim América, Jardins e Trevo, para os quais o sistema estará operando até às 7h de quinta-feira (18). A partir de então, o abastecimento se dará alternadamente.

Impacto da estiagem em outras cidades 
Além de Chapecó, ao menos outros oito municípios do Oeste enfrentam problemas causados pela estiagem. A partir desta quinta-feira (17), manobras operacionais no sistema de abastecimento passam a ocorrer na cidade de Xaxim. Segundo a Casan, a falta de chuvas reduziu drasticamente o nível dos rios Jacu e Jacutinga, principais mananciais da região. 
Em Xaxim, os bairros Ari Lunardi, Santa Terezinha, Área Industrial, Frei Bruno, Bela Vista, Chagas, Diadema, Primavera, Centro e Guarani passam a ser abastecidos das 23h às 11h da manhã. Os bairros Alvorada, Flor, Germânico, Guarani, Santa Terezinha, Centro (lado da Praça) e Frei Bruno receberão água das 11h às 23h. 
Já em Concórdia, as mudanças no abastecimento foram anunciadas na última segunda-feira (14). De acordo com a Casan, os bairros Vista Alegre, Bom Pastor, Bela Vista, Primavera, Arvoredo e Vila União não têm abastecimento das 2h às 12h e na outra parte da cidade, nos bairros Flamengo, Cristal, Nazaré, Santa Rita, Itaíba, Cataria Fontana e parte da Rua 29 de julho a interrupção ocorre das 14h às 23h.
Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...