Saúde - 07/06/2022 11:17 (atualizado em 07/06/2022 16:41)

SC investiga quatro casos suspeitos de hepatite misteriosa

Outras duas suspeitas foram descartadas, segundo Ministério da Saúde
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Quatro casos da hepatite misteriosa foram notificados em Santa Catarina e são investigados pelo Ministério da Saúde. Outras duas suspeitas no Estado foram descartadas pela pasta. Segundo o MS, há um caso provável da doença em Minas Gerais.

Até esta terça-feira (7), foram notificados 107 casos da hepatite no Brasil. Destes, 36 foram descartados, um é considerado caso provável e outro é suspeito. Outros 69 permanecem em investigação.

O estado com maior número de notificações é São Paulo (16), seguido por Minas Gerais (9) e Ceará (8). O Ministério não divulgou a idade, estado de saúde e nem o município de origem dos casos investigados em Santa Catarina.

Em março, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para monitorar e acompanhar os casos de hepatite. A sala conta com a participação de técnicos do Ministério, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), além de especialistas convidados.

O que é a hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Entre os vírus que causam a doença estão o A, B, C, D e E.

Também há hepatites autoimunes, que são doenças crônicas onde o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.

A hepatite de etiologia desconhecida em crianças é considerada incomum, já que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Dados preliminares apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.

Entre os principais sintomas da doença estão vômitos, diarréias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Em caso de suspeita, as crianças devem ser levadas imediatamente para o hospital, a fim de avaliação e tratamento.


Fonte: DC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...