USO DE QR CODE - 10/06/2022 09:06

TRE avalia usar QR Code que mostra resultado das urnas em eleição de outubro em SC

Estratégia busca dar ainda mais transparência ao processo eleitoral
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Eleições em Porto Belo tiveram iniciativa inédita no Brasil(Foto: Tribunal Regional Eleitoral, divulgação)
A eleição fora de época ocorrida em Porto Belo, no Litoral Norte, no último domingo (5), foi marcada por uma ação inédita no Brasil. Por meio da leitura de um QR Code, os eleitores puderam acompanhar e verificar a totalização dos votos. A estratégia, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), foi uma forma de dar ainda mais transparência ao processo de votação.
A inovação foi usada no fechamento das urnas e se utilizou de protocolos já adotados pela Justiça Eleitoral — como o QR Code que está disponível no boletim de urna. Esse documento é público, já possuia o código, e sempre tem uma cópia colocada na porta de cada sessão após o fim da eleição.
O que foi inédito neste pleito foi o desenvolvimento de um aplicativo que permitiu a leitura desse QR Code. Assim, com um smartphone, os eleitores puderam verificar o número de votos de cada candidato. Foi possível desta forma comparar a informação com o resultado oficial divulgado pelo TRE.
Para fazer a leitura do código, o TRE-SC se juntou à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) para desenvolver um aplicativo que permitisse a leitura. O Qrtot mostrava a quantidade de votos apurados, nome e foto dos candidatos e o número de seções lidas.
Na outra ponta, o resultado de cada urna foi obtido pelo TRE-SC de forma usual, por uma espécie de pen-drive chamada de MR pelos técnicos do órgão. A informação é computada e disponibilizada no site da Justiça Eleitoral.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, explicou que o aplicativo que lia o código, enviava para uma página na internet e realizava a contagem.
— Com essa experiência foi possível demonstrar alguns pontos interessantes. Primeiro, o escrutínio dos votos ocorre na sessão eleitoral, no momento do encerramento da urna. Ali a informação já é pública e não importa por qual meio você conte os votos, seja pelo MR ou pela leitura do BU, os valores são sempre os mesmos. Ou seja, é uma forma de retirar qualquer dúvida sobre o processo de totalização —  disse.
Questionado, o TRE-SC disse que o uso dessa tecnologia no pleito de outubro é avaliada, mas ainda não é possível confirmar o uso. 
Fonte: Diário Catarinense
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...