Saúde em Alerta - 11/06/2022 07:56

Com 25 pessoas esperando por vaga em UTI, Moisés pede que população de SC volte a se vacinar

Metade dos pacientes que aguardam por vaga necessitam de cuidados por conta de problemas respiratórios
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Santa Catarina tem 25 pessoas aguardando por uma vaga em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), conforme atualização da tarde desta sexta-feira (10). Além disso, o governador Carlos Moisés apelou que a população se vacine contra doenças respiratórias.
Conforme a SES (Secretaria de Estado da Saúde), sete catarinenses aguardam por vaga em leitos de UTI neonatal. Entre eles, quatro apresentam problemas respiratórios.
Enquanto isso, sete pacientes estão em busca por UTI pediátrica. Deste total, quatro precisam de cuidados por conta de doença respiratória. Por fim, 11 adultos esperam por uma vaga, sendo que dois são relacionados a doenças respiratórias.
De acordo com o painel de monitoramento de leitos de UTI SUS, atualizado na manhã desta sexta-feira (10), 97,81% das 1.049 unidades ativas no Estado estavam ocupadas, ou seja, apenas 23 estavam disponíveis para receber novos pacientes. Vale ressaltar que quatro regiões estavam com ocupação total. Confira:
Santa Catarina conta com 176 leitos ativos para atendimento de recém-nascidos. Ainda conforme a atualização da manhã desta sexta, apenas quatro unidades estavam disponíveis para atendimento geral. Enquanto isso, todos os 94 leitos pediátricos estão ocupados.
A rede pública de saúde catarinense conta com 779 leitos de UTI ativos para atendimento geral de adultos. No entanto, apenas 19 estavam disponíveis.
Governador faz apelo por vacinação
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, voltou a fazer um apelo à população para que busque as vacinas contra doenças respiratórias disponíveis no sistema de saúde.
O chefe do Executivo enfatizou que dados da SES indicam que o alto índice de internações hospitalares está diretamente ligado à baixa cobertura vacinal de crianças, adultos e idosos.
“Temos vacinas disponíveis, seguras e eficientes contra a Covid-19 e contra a gripe. Novos casos de doenças respiratórias estão lotando hospitais e sobrecarregando o sistema. Em dois anos de pandemia, o Governo mais que dobrou o número de leitos na rede pública, estamos abrindo mais 82, e não tem sido suficiente diante da demanda. Vamos nos prevenir, nos cuidar e proteger quem está a nossa volta, principalmente crianças e idosos. Se você ainda não tomou as vacinas, procure um posto de saúde e faça a sua imunização”, reforçou o governador.
Ainda de acordo com o governo estadual, a cobertura vacinal da gripe está em 52% nos grupos prioritários, mas já chegou a mais de 90% em anos anteriores. Ao todo, 1.298.792 doses foram aplicadas até sexta-feira.
Também há redução na busca de imunização contra Covid-19. Atualmente, mais de 5,8 milhões de catarinenses completaram o esquema primário de vacinação, o que equivale a 86,1% da população vacinável.
Porém, apenas 47,1% da população acima dos 18 anos recebeu a dose de reforço, que está liberada para este público desde 20 de novembro de 2021.
O principal alerta é para a população acima dos 50 anos. Segundo os dados do boletim epidemiológico da Covid-19, das 77 mortes por Covid em maio deste ano, 71 deles (92%) foram de pessoas dessa faixa etária.
Nessa população, o esquema primário de duas doses ou dose única alcançou 98,2%, mas a cobertura da primeira dose de reforço ficou em 66,5%. Vale ressaltar que uma segunda dose de reforço passou a ser recomendada para uma maior proteção deste público-alvo, e menos de 10% das pessoas aptas já a recebeu.
Abertura de novos leitos
O governo de Santa Catarina anunciou que tem como objetivo instalar 82 leitos de UTI entre pediátricos e neonatais que farão parte dos atendimentos.
As tratativas entre a SES e as unidades hospitalares seguem para tentar ampliar esses números. Até agora, foram acrescentados 14 leitos de atendimentos infantis aos 68 anunciados anteriormente, totalizando 82 (71 novos leitos de UTIs, divididas entre neonatal e pediátrica), mais 11 leitos de retaguarda). Há ainda a possibilidade de ampliação do número.
Além das 82 unidades para os pacientes infantis, serão abertos 10 novos leitos de UTI adulto e 17 de enfermaria instalados no Hospital Florianópolis na segunda-feira (13). Com este incremento, o estado passará a contar com 756 unidades de terapia intensiva adulto.
SC ativa Sala de Situação
A SES publicou nesta sexta-feira (10) uma portaria que institui a instalação da Sala de Situação para monitorar as ações que estão sendo realizadas frente a emergência em saúde de Santa Catarina.
Este ambiente de trabalho será composto pelo gabinete da SES e superintendências. Assim como pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), Ministério da Saúde, Conselhos Estadual de Saúde e Cosems (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde).
Veja os principais objetivos:
I) Ampliação da oferta de serviços na rede de atenção à saúde para atender a demanda aumentada em decorrência de síndrome respiratória;
Monitorar e analisar os processos, a fim de disponibilizar informações inteligentes, de forma que a tomada de decisões, seja pautada na eficiência e eficácia;
Acompanhar em tempo real a demanda pela ampliação de Leitos de UTI Pediátrica e Neonatal, com vistas a propiciar o acréscimo e estruturação desses Leitos nos Hospitais;
Acompanhar os índices de vacinação no Estado e propor ações para o fortalecimento das campanhas vacinais;
Realizar o monitoramento e controle dos convênios celebrados entre a SES/SC e Instituições Hospitalares que disponibilizaram novos Leitos de UTI Pediátrica e Neonatal, específicos para atender a situação de emergência;
Realizar acompanhamento e fiscalização das ações e dos repasses financeiros estabelecidos na Portaria nº. 526, de 03 de junho de 2022.
II – da emergência em saúde pública diante dos elevados índices de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti e dos municípios em situação de epidemia de dengue
Monitorar e analisar os processos, a fim de disponibilizar informações inteligentes, de forma que a tomada de decisões, seja pautada na eficiência e eficácia
Acompanhar as ações de vigilância, prevenção, atenção primária e organização da rede de atenção municipal para o atendimento de casos suspeitos de dengue;
Realizar acompanhamento e fiscalização das ações e dos incentivos financeiros estabelecidos na Portaria nº. 527, de 3 de junho de 2022, retificada pela Portaria nº. 545, de 7 de junho de 2022.
Funções
I – Planejamento e avaliação das ações em saúde;
II – Apoio à definição dos programas e políticas que visem a ampliação e estruturação de Leitos de UTI Pediátrica e Neonatal no Estado e ao enfrentamento da epidemia de dengue;
III – Apoio as campanhas de vacinação e ao combate do mosquito Aedes aegypti;
IV – Promover e incentivar a propagação de informações em saúde para a população

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...