FÉ - 27/12/2022 21:01

Quem é a beata catarinense que pode ser a primeira santa de SC

Canonização depende da comprovação de milagres
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
Albertina Berkenbrock nasceu em Içara, no Sul do Estado (Foto: divulgação)

A beata catarinense Albertina Berkenbrock pode ser canonizada e se tornar a primeira santa catarinense. O processo junto ao Vaticano ainda aguarda a comprovação de um milagre atribuído a ela para ter prosseguimento. Albertina foi beatificada em 2007 pelo Vaticano.

Apesar de ter morado em Santa Catarina e ter santuários no Estado, a Santa Paulina, canonizada em 2002, é nascida na Itália. Assim, Albertina Berkenbrock seria a primeira santa nascida em Santa Catarina.

Segundo o padre Sérgio Jeremias de Souza, que atua no processo de canonização da beata catarinense, alguns possíveis milagres são acompanhados e a dificuldade neste momento é que as pessoas enviem exames comprovando a cura por Albertina. O sacerdote diz que não é possível dar detalhes sobre os casos analisados durante o processo de avaliação. 

— Uma outra dificuldade que encontramos são médicos que têm resistência a dar qualquer informação sobre curas inexplicáveis — argumenta o padre. 

Ele afirma, no entanto, que o número de devotos de Albertina tem aumentado no Brasil e no mundo, o que pode ajudar no reconhecimento de algum milagre. Essa sensação do padre é comprovada pela manifestação diária que dezenas de pessoas fazem em um site dedicado à beata catarinense. 

— Nós pedimos que as pessoas que conseguiram graças por intermédio da beata Albertina enviem por escrito o relatório com fotocópia de exames — pede o padre. 

Ele pede que os relatos sejam enviados para seu e-mail: [email protected]

Como foi a beatificação

Albertina Berkenbrock foi beatificada pelo Vaticano em outubro de 2007. A cerimônia que marcou a titulação foi acompanhada por mais de 10 mil pessoas em Tubarão, no Sul catarinense. 

Para ser beatificada, Albertina não necessitou de um primeiro milagre porque foi considerada mártir — que para a igreja católica é alguém que derrama o próprio sangue em nome de um valor do Evangelho, neste caso a castidade. 

Ela foi morta de forma trágica aos 12 anos em Içara, município que também fica no Sul do Estado. Filha de agricultores, teria ido procurar um boi a pedido do pai quando foi vítima de uma tentativa de estupro.

Quem são os santos brasileiros  

O Brasil tem 37 santos reconhecidos pelo Vaticano, nenhum deles é catarinense. A canonização mais recente foi de irmã Dulce, que ocorreu em 2019. Conheça alguns dos santos brasileiros a seguir:

Santo André de Soveral e companheiros: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Vinte e cinco homens e cinco mulheres mártires)
Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão)
Santa Dulce dos Pobres
São José de Anchieta, SJ
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus
São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho, mártires

Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...