Um homem de 21 anos foi preso por maus-tratos contra um cachorro em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A PM (Polícia Militar) recebeu uma denúncia e foi até o local na segunda-feira (2), na rua Tervino Tozatti, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
No local a guarnição policial encontrou o animal, da raça Pitbull. Ele estava em local inadequado e amarrado em um corrimão, sem proteção contra a chuva que caia, sem água ou comida, e muito assustado.
Após a verificação, o cachorro foi retirado da chuva e alimentado. Uma terceira pessoa se disponibilizou para cuidar do cão e então ficou com a guarda do animal.
O tutor do cão foi localizado e identificado, ele se recusou a prestar qualquer esclarecimento sobres os fatos. O jovem foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Xanxerê. Agora o suspeito fica à disposição da justiça, pela suspeita do crime de maus-tratos a animal.
A legislação prevê que quem cometer o crime de maus tratos a animais, enquadrado na Lei 14.064/2020, pode ter de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição da guarda do animal. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.
O cachorro estava em situação de maus-tratos e o tutor foi preso em Xanxerê. — Foto: Polícia Militar/Reprodução/