O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), irá a Brasília nesta segunda-feira (9) para participar da reunião do Fórum dos Governadores com o presidente Lula (PT). O encontro vai discutir as invasões feitas por bolsonaristas radicais em prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Os ataques foram classificados pelo atual chefe do Executivo como "atos terroristas".
Inicialmente, a assessoria do governador Jorginho Mello havia informado que ele não iria à reunião, convocada em caráter de emergência para as 18h desta segunda-feira (9) para discutir respostas aos ataques registrados na capital federal e estratégias para evitar que esses episódios se repitam nos Estados.
No entanto, na tarde desta segunda-feira a assessoria emitiu nota informando que ele recebeu o convite oficial por volta do meio-dia e que decidiu comparecer ao encontro.— É meu dever representar o Estado de Santa Catarina e defender o interesse dos catarinenses — afirmou o governador.
O governo do Estado também divulgou nota sobre a situação no Estado, afirmando que a PM "está monitorando todos os pontos onde existe a possibilidade de alguma ação dos manifestantes", mas que até o momento a situação é de "tranquilidade" em todos os pontos. O texto diz que existe uma "negociação com os manifestantes" para a retirada de barracas e utensílios dos acampamentos bolsonaristas pelo Estado.