Fúria do tempo - 18/01/2023 07:37 (atualizado em 18/01/2023 10:17)

Defesa Civil confirma microexplosão em Xanxerê

O temporal derrubou o barracão de uma cooperativa e causou alagamentos na cidade
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!
A Defesa Civil divulgou imagens que mostram os estragos causados por uma microexplosão em Xanxerê. — Foto: Defesa Civil/Divulgação


Uma chuva intensa deixou ruas alagadas, causou destelhamentos e arrancou o telhado de uma empresa na tarde de terça-feira (17), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A Defesa Civil confirmou, por meio de relatório, que o fenômeno é conhecido como microexplosão.

Foto: Divulgação/Defesa Civil

A microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no seu interior e toda essa água cai de uma vez, o que causa forte corrente de vento. Dessa forma, as fortes rajadas se concentram em uma pequena área, da nuvem em direção ao chão.

A chuva iniciou por volta das 14h e em cerca de 20 minutos resultou em uma precipitação de 60 milímetros, de acordo com informações da Defesa Civil. Os dois bairros mais atingidos foram o João Winckler e o Colatto, por onde passa um rio que transbordou e acabou alagando algumas ruas.

Conforme o coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, uma empresa teve o telhado arrancado devido à força do vento. Lonas foram distribuídas a quatro famílias e os estragos estão sendo levantados. “Não houve nenhum ferido”, afirma Peri.

A Defesa Civil já havia emitido um alerta na tarde desta terça-feira para o risco de alagamentos e enxurradas em algumas regiões.

Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...