
Cidade de Ascurra decretou situação de emergência – Foto: Lucas Frare/Prefeitura de Ascurra/Divulgação/
A Defesa Civil de Santa Catarina contabiliza até o fim da manhã desta sexta-feira (20), três mortes, 230 desalojados e 40 desabrigados após as chuvas desta semana. Os municípios de Rio Negrinho e Ascurra decretaram situação de emergência. Duas pessoas seguem desaparecidas.
O governo de Santa Catarina informou que está em contato com os municípios afetados e prestando auxílio com alimentos e mantimentos.
Nesta sexta, 21 cidades comunicaram danos e prejuízos por conta de alagamentos, deslizamentos e destelhamentos de residências. Segundo os técnicos em meteorologia da Defesa Civil estadual o tempo permanece instável e com risco de temporais isolados nesta sexta-feira e com atenção para o próximo domingo (22).Buscas
O Corpo de Bombeiros Militar retomou nesta sexta as buscas aos dois moradores de Rodeio que ainda estão desaparecidos na cidade. A equipe está utilizando a técnica de desmanche hidráulico, derivada da mineração, adaptada pelo CBMSC para as operações de deslizamentos, em 2008, no desastre do Morro do Baú. A técnica consiste na utilização da força da água pressurizada para remoção da lama.Mortes e desalojados
- Três mortes em Rodeio- Dois desaparecidos em Rodeio
- 150 desalojados em Rodeio e 80 em Rio Negrinho
- 40 desabrigados em Rodeio (um abrigo foi aberto)
Auxílio aos municípios
A Secretaria do Desenvolvimento Social está fazendo um mapeamento das famílias afetadas pelos temporais em todo o Estado. O objetivo é reunir o máximo de informação sobre as necessidades em cada região afetada e encaminhar a documentação para o governo Federal.A etapa seguinte é auxiliar nas tratativas para garantir recursos financeiros que serão usados na reconstrução de casas e para a compra de cestas básicas.