A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (27) Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, que ficou conhecida no Brasil após ser filmada participando dos atos de vandalismo no dia 8 de janeiro, em Brasília (DF).
Na gravação, que viralizou, a idosa fala: “Quebrando tudo”, em seguida diz: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, em referência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
‘Fátima de Tubarão’ é presa em operação da PF contra terroristas que invadiram Brasília
— Portal Banda B (@PortalBandaB) January 27, 2023
A idosa, que foi filmada invadindo e "quebrando tudo" em Brasília já tinha uma condenação anterior, de 2012, por tráfico de drogas
Leia Mais: https://t.co/qqP7u15uU6 pic.twitter.com/J54ZbNlOwo
Segundo o delegado da PF Criciúma Rafael Broietti, houve nesta sexta-feira o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Tubarão, no Sul catarinense, expedidos pelo STF, em desfavor de um alvo somente.
Conforme apurado pelo ND+, os mandados são contra Maria de Fátima. A reportagem tenta localizar a defesa da idosa, mas até o fechamento da matéria não foi possível. O espaço segue aberto.
Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.