A Casa Branca confirmou nesta terça-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar os Estados Unidos no dia 10 de fevereiro, de forma a "fortalecer ainda mais a estreita relação" entre os países. Segundo o comunicado, os dois líderes discutirão o apoio norte-americano "inabalável" à democracia brasileira.
"Durante o encontro na Casa Branca, os presidentes discutirão como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo", diz o texto, que ainda acrescenta que os dois também discutirão como os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a enfrentar juntos desafios comuns, como o combate à mudança climática.
Desde que tomou posse no começo do ano, Lula alega estar buscando a retomada do protagonismo brasileiro na política internacional. Nas últimas semanas, o presidente do Brasil visitou o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente do Uruguai, Lacalle Pou.
Na segunda-feira, o chanceler alemão, Olaf Scholz, visitou o Palácio do Planalto e se encontrou com o chefe do Executivo. "É bom ter vocês de volta", manifestou o primeiro-ministro europeu.