PETS - 14/02/2023 17:09

Cadela dos bombeiros de SC que atuou na tragédia de Mariana morre aos 14 anos

Find atuou entre os anos de 2009 e 2016 e estava aposentada das atividades com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

A cadela Find morreu na madrugada desta terça-feira (14). – Foto: Bombeiros/Divulgação

Morreu aos 14 anos, na madrugada desta terça-feira (14), em Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarin, a cadela aposentada do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar). Find era uma cadela da raça labrador e foi a primeira dupla de buscas do cabo Ronaldo Fumagalli.

Find atuou entre os anos de 2009 e 2016, com destaque para atuação na tragédia de Mariana, além de buscas por pessoas perdidas e desaparecidas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, inclusive com apoio a outras instituições.

No legado deixou, além do treinamento de diversos cinotécnicos pelo Brasil, que realizaram cursos em Santa Catarina, também um filhote, o cão Marley, hoje ativo para buscas no CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), dupla do cabo Willian Valdeley.

Find foi o primeiro cão de busca treinado pelo cabo Fumagalli, em 2009, chegando ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Curitibanos ainda filhote. Este binômio, dupla entre bombeiro militar e cão, trouxe excelentes resultados e serviu muito bem à sociedade.

“A Find cumpriu o papel de auxiliar nos trabalhos de busca e resgate de pessoas. Para mim, ela fez muito mais que isso, pois ela foi minha grande professora nessa atividade. Me mostrou os super poderes dos cães, me manteve sempre motivado para prosseguir na caminhada, com sua humildade e simplicidade. A Find era um cão pequeno para sua raça, mas superou desafios gigantes como o desastre de Mariana e as certificações internacionais. Mostrou que a técnica e o treinamento constante podem superar tudo. Seremos eternamente gratos a ela” ressalta o cabo Fumagalli.

O cabo Fumagalli está treinando o terceiro cão de busca e resgate. A Find conviveu harmonicamente com os cães Hunter, que é um cão de busca ativo e Barak, filhote em treinamento.


Fonte: ND+
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...