A Receita Federal informou nesta segunda-feira (27) quando será feita a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, bem como quais serão os grupos prioritários de recebimento. Com o início do pagamento em 31 de maio, serão cinco lotes de restituição, sendo o último pago em setembro. Quem optar pela declaração pré-preenchida ou receber a restituição via Pix, vai ter o dinheiro de volta antes de outros contribuintes que não se enquadram em prioridades.
Neste ano, a novidade é a vantagem dos contribuintes que optarem por fazer a entrega da declaração com o documento pré-preenchido ou receber pelo Pix a restituição. Este será o quarto critério de prioridade para as restituições.
Desse modo, a ordem das prioridades para restituição do IRPF 2023 ficou assim:- Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
Seguindo esta ordem, os pagamentos se iniciam no dia 31 de maio. As restituições serão divididas em cinco lotes, com o último sendo pago em 29 de setembro.
— O primeiro lote, que a gente diz que são das prioridades, depende muito também da data em que a pessoa entregar a declaração. Não adianta a pessoa com 80 anos entregar a declaração no dia 29 de maio e achar que no dia 31 de maio ela vai estar naquele lote. Normalmente a gente fecha o lote lá por volta do dia 10 — afirmou o auditor José Carlos da Fonseca, principal responsável pelo programa do Imposto de Renda 2023.
Veja o calendário de restituições a seguir- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 31 de agosto;
- Quinto lote: 29 de setembro.