Saúde - 06/03/2023 21:55 (atualizado em 06/03/2023 21:58)

SC terá cerca de 2,5 mil novos casos de câncer de intestino em 2023, prevê Inca

Trata-se do terceiro tipo de tumor mais comum entre os brasileiros, segundo o Ministério da Saúde
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

O câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal ou de cólon e reto, deve ser diagnosticado em cerca de 2.470 pessoas residentes em Santa Catarina neste ano. Do total, 230 casos devem ser confirmados em Florianópolis. A previsão é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), referente aos números esperados para o triênio de 2023 a 2025 em todo o país.
Esse é o terceiro tipo de tumor mais comum entre os brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, o mês de março foi escolhido por entidades médicas para uma campanha de conscientização sobre a doença. Em 2023, o "março azul-marinho" tem como tema "Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.
O médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr. orienta que o exame de colonoscopia seja realizado por homens e mulheres dos 45 aos 50 anos, visto que a proporção de incidência entre os gêneros é muito semelhante. Caso a pessoa tenha alguma doença específica, como doenças inflamatórias intestinais ou casos de câncer na família, a sugestão é antecipar os exames de rotina.
— Esse exame pode ser realizado mesmo sem que a pessoa tenha sintomas. Afinal, durante a realização é possível verificar se há presença ou não de pequenos pólipos, que podem evoluir para um futuro câncer. E caso algum seja encontrado, ele pode ser removido durante a colonoscopia — destaca o médico.
De acordo com levantamentos do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), os diagnósticos de câncer colorretal tiveram uma leve redução no Estado nos últimos anos. Os registros do local, que atende a Grande Florianópolis e outras cidades catarinenses, demonstram que 174 casos foram registrados em 2020, ano que começou a pandemia. Em 2019 haviam sido 246. Já em 2018, 393.
— Quando os pacientes são diagnosticados em fases iniciais da doença, existe a possibilidade de mais de 95% de cura — reforça Cathcart Jr.
O câncer de intestino é o que foi diagnosticado entre famosos, como a cantora Simony, Preta Gil e Neguinho da Beija-Flor. Entre as vítimas recentemente que morreram por conta da doença estão os ídolos do futebol Pelé e Roberto Dinamite.

Como prevenir o câncer

O especialista ressalta que há fatores de risco para o câncer de intestino. Entre eles estão: sedentarismo, obesidade, consumo regular de álcool e tabaco, bem como o baixo consumo de fibras, frutas, vegetais e carnes magras.
Por isso, ele orienta que, além da prática de atividades físicas, é importante evitar o consumo de carne vermelha, cigarro, bebidas alcoólicas. Outra indicação é comer bastante alimentos ricos em fibras para prevenir a doença.
Os tratamentos da doença variam de acordo com o estágio do tumor durante o diagnóstico. Em muitos casos, pode ser resolvido já na colonoscopia, em outros é preciso fazer cirurgia e tratamento com radioterapia e quimioterapia.


Fonte: NSC
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...