DE OLHO NO CÉU - 11/03/2023 11:22

Nasa monitora trajetória de asteroide que pode atingir a Terra em 2046; veja detalhes

Asteroide recém-descoberto foi batizado de 2023 DW e identificado no mês passado por um observatório no Chile
Asteroide recém descoberto pela Nasa tem chance de atingir a Terra – Foto: Reprodução/ Twitter Asteroidwatch

A Nasa está acompanhado a trajetória de um asteroide recém-descoberto que pode atingir a Terra no ano de 2046. De acordo com a agência, o asteroide de 50 m de diâmetro tem pouca chance de colidir com o planeta.

O asteroide 2023 DW foi rastreado há pouco tempo pela Nasa. Apesar do anúncio de que uma colisão poderia ocorrer em 2046, a agência americana deixou claro que a chance é muito pequena, 1 em 625. As informações são do R7.

As informações sobre o astro ainda estão sendo avaliadas pela Nasa, que segue um processo específico quando novos objetos são rastreados.

“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro. Os nossos analistas de órbita continuarão monitorando o asteroide 2023 DW e atualizarão as previsões à medida que mais dados chegarem”, explicou a Nasa no Twitter.

O corpo celeste foi detectado pela primeira vez em 26 de fevereiro deste ano, por um observatório localizado no Chile, sendo batizado de 2023 DW.

Para saber se o planeta está em risco, a agência americana calcula e estuda a órbita desses objetos de forma profunda, garantindo máximo de precisão possível. No ano passado, por exemplo, a Nasa alterou a rota de um asteroide pela primeira vez na história.

Fonte: ND+