HIDRATAÇÃO CORRETA - 22/03/2023 16:18

Beber água: como calcular a quantidade ideal diária e consumir corretamente?

A água é responsável por processos fisiológicos, por transportar nutrientes e ajudar na manutenção da temperatura corporal
Recomendar correção
Obrigado pela colaboração!

Consumir a quantidade adequada de água durante o dia é fundamental para o funcionamento do seu organismo e isso você já sabe. A água é o principal elemento do corpo humano, mais de 60% do organismo adulto é composto por ela. A água é responsável por processos fisiológicos, por transportar nutrientes e ajudar na manutenção da temperatura corporal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo médio diário de 2 litros de água por dia para a manutenção do corpo hidratado e saudável, mas essa quantidade pode variar de acordo com alguns fatores que devem ser avaliados pelo seu nutricionista.

Como saber se estou no caminho certo?

Caso você precise de um norte, existe um cálculo para estimar a quantidade de água que você deve consumir diariamente. A OMS orienta que para chegar ao número de ml de água que você deve consumir por dia, você deve multiplicar o seu peso atual por 35. Uma pessoa com 60kg, por exemplo, deve consumir em média 2100 ml de água (35 x 60 = 2100). Vale ressaltar que a quantidade de água a ser consumida pode variar conforme a quantidade de exercício realizada pelo indivíduo, a temperatura externa, composição corporal entre outros.

Avaliando o contexto

Quem pratica atividade física intensa todos os dias precisa de maior hidratação. Lembre-se de se manter hidratado antes, durante e após a atividade. Respeitar os sinais de sede também é muito importante. Clima com temperaturas mais altas também influenciam na necessidade de água, assim como pessoas com metabolismo mais acelerado. A qualidade da alimentação também pode interferir nesse ponto: alimentação rica em industrializados, com muito sódio e uso de bebidas alcoólicas acabam desidratando, isso acaba aumenta a necessidade de ingestão de água.

Como consumir a quantidade ideal?

Hidratação é feita com água mineral: nada além de água mineral. Outros líquidos, por mais que tenham como base a água, podem conter outros componentes. Você pode consumir outros líquidos ao longo do dia como chás, café, sucos, chimarrão, mas esses líquidos não entram na conta daqueles ml de água diário, certo?! Também não é recomendado que você consuma toda a quantidade de água de uma só vez: fracione ao longo do dia, de preferência tomando água a cada 2 horas. A temperatura da água não tem influência significativa na sua hidratação, escolha a temperatura que seja mais fácil de você consumir toda a quantidade recomendada para você.

Esteja atento aos sinais!

O nosso corpo comunica de diversas maneiras. Existem alguns sinais de que você não está consumindo a quantidade de água adequada:
- pele ressaca
- sede e boca ressecada
i- ntestino preso
- diminuição da sudorese
- urina muito amarelada

Procure seu nutricionista para orientá-lo da melhor maneira!

Fonte: Gaúcha / ZH
Publicidade
Publicidade
Cadastro WH3
Clique aqui para se cadastrar
Entre em contato com a WH3
600

Rua 31 de Março, 297

Bairro São Gotardo

São Miguel do Oeste - SC

89900-000

(49) 3621 0103

Carregando...