Santa Catarina possui 67 pacientes internados por dengue em hospitais do Estado nesta segunda-feira (27), enquanto o governo avalia um possível decreto de situação de emergência na saúde. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maioria dos casos está concentrada na Grande Florianópolis e em Joinville, regiões que contam com a maior quantidade de diagnósticos da doença.
Conforme a assessoria da SES, a pasta observa o cenário com preocupação e considera o número de internações um alerta para o sistema público de saúde. As emergências hospitalares já lidam com a lotação por conta de dengue, visto que muitas pessoas enfrentam os sintomas da doença e precisam de acompanhamento para realizar o tratamento adequado.
A unidade hospitalar com maior número de internados por complicações da dengue é o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, com 14 pacientes. Em seguida, está o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 11 casos.
Dos cinco hospitais com mais pacientes em tratamento para dengue até esta segunda, quatro são da Grande Florianópolis. Juntas, três unidades referências para o atendimento de adultos na Capital e em São José somam 24 casos. Veja a lista completa abaixo.A doença também afeta crianças e adolescentes. Do total, 12 pessoas que estão internadas em leitos hospitalares possuem menos de 15 anos. Duas estão em leitos do Hospital Nossa Senhora Da Graça, em São Francisco do Sul, e 10 estão no Hospital Infantil da Capital.
Veja lista de internações por dengue em hospitais de SC:Hospital Regional Hans Dieter Schmidt - 14
Hospital Infantil Joana De Gusmão - 11
Hospital Governador Celso Ramos - 10
Hospital Regional De São Jose Drhomero Miranda Gomes - 9
Hospital Florianópolis - 5
Hospital Santo Antônio De Itapema - 3
Hospital Municipal Nossa Senhora Da Graça - 3
Hospital E Maternidade Marieta Konder Bornhausen - 2
Hospital Bethesda - 2
Instituto Santé Hospital Sagrada Família Itapiranga - 1
Hospital Univ Professor Polydoro Ernani De São Thiago - 1
Hospital São Jose De Tijucas - 1
Hospital São Francisco - 1
Hospital São Bernardo - 1
Hospital Santo Antônio - 1
Hospital Infantil Pequeno Anjo - 1
Hospital Infantil Dr Jeser Amarante Faria - 1
Estado avalia situação de emergência
Um decreto de situação de emergência em saúde está em análise pelo governo de Santa Catarina nesta segunda (27). A informação foi obtida e publicada pelo colunista Ânderson Silva. Conforme o jornalista, o alto escalão do executivo estadual realiza reuniões para discutir o cenário da lotação provocada pela alta de casos da dengue, mas outras enfermidades também podem ser consideradas para o tomada de decisão.
Com a situação de emergência, o Estado tem mais facilidade na liberação de atos burocráticos para enfrentamento da crise e, também, auxilia na captação de recursos junto ao governo federal.
Na semana passada, o governo de SC já havia anunciado a criação de um "comitê de crise" para coordenar as ações contra a dengue no Estado com a promessa de liberar R$ 10 milhões para auxiliar os municípios. A verba deve custear horas extras de servidores para ampliar o horário de atendimento em unidades básicas de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para tentar desafogar os prontos-socorros dos hospitais.Continua depois da publicidade
Mais de 3 mil casos
Santa Catarina já ultrapassou 3 mil casos confirmados da doença neste ano e contabilizava 3.044 pessoas diagnosticadas com dengue até 18 de março, data da análise do último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Segundo a classificação dos pacientes, foram registrados 145 pacientes de dengue com sinais de alarme e quatro de dengue grave.
Do total, 2.695 casos são autóctones (transmitidos dentro do território catarinense) e estão distribuídos em 47 municípios. A cidade que concentra mais de mil casos e lidera o ranking é Palhoça, na Grande Florianópolis.Mulher de 34 anos é a primeira morte por dengue em Florianópolis em 2023
Ainda foram notificados nove óbitos suspeitos da doença, sendo que dois foram confirmados, quatro foram descartados e três permaneciam em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) até 22 de março.
Quase metade de SC está infestada por mosquito
Ainda conforme o último levantamento da Dive, quase metade das cidades de Santa Catarina são consideradas infestadas pela dengue. No total, 145 municípios tiveram a disseminação e manutenção dos focos do mosquito Aedes aegypti na semana passada. O número representa mais de 49% das cidades do Estado.