
A cantora Mary Terezinha morreu, aos 79 anos, nesta segunda-feira (30), em Porto Alegre. Segundo o filho da artista, Alexandre Lima Teixeira, ela faleceu à tarde, em casa, onde recebia cuidados depois de sofrer uma queda, que provocou fratura do fêmur.
Nos últimos anos, a artista tinha deixado de cantar. Em entrevista à Zero Hora, em 2022, ela relembrou a carreira.
— Eu fui feliz. Sou feliz. O que vivemos foi um milagre — define.
Quem foi Mary Terezinha?
Mary Terezinha Cabral Brum, conhecida como "A Menina da Gaita" e apelidada de "Teixeirinha de Saias", ganhou fama no cenário musical gaúcho principalmente pela colaboração com o cantor Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. O casal, que teve dois filhos, Alexandre e Liane Teixeira, foi responsável por uma parceria que resultou em 12 filmes e muitos LPs gravados, e deixou um legado importante na música popular brasileira.

Mary Terezinha e Teixeirinha começaram a trajetória juntos na década de 1960, quando ela, ainda com apenas 13 anos, conheceu o cantor. Ao longo de 24 anos de união, a dupla gravou diversos sucessos, incluindo milongas e arrasta-pés, como Gauchinha Fronteirista e Sou Levada, músicas que marcaram a trajetória do casal.
Em 1978, Mary Terezinha lançou seu LP solo, Mary Terezinha, pela gravadora Continental, e começou a se afastar de Teixeirinha. A separação oficial aconteceu em 1984, quando ela deixou um bilhete que dizia: "Não me farei mais presente ao seu lado". Este bilhete causou um infarto em Teixeirinha, mas ele sobreviveu.
Após a separação, Mary Terezinha seguiu carreira solo e lançou uma autobiografia, A Gaita Nua, em 1992, na qual relatou os anos ao lado de Teixeirinha. Em 1997, ela se converteu à Igreja do Evangelho Quadrangular e passou a se dedicar à música gospel.
Como missionária cristã, Mary Terezinha percorreu o Brasil com mensagens de fé, e na virada do século, gravou dois CDs: Mari Terezinha e A Serviço do Rei, ambos com músicas de sua autoria.