O município de Chapecó anunciou na manhã desta terça-feira, dia 28, que serão licitadas as compras de portas eletrônicas e detectores de metais para mais 12 escolas. O município pretende ainda contratar para cada unidade de ensino um segurança, por meio de um convênio com o governo catarinense.
Com os investimentos, Chapecó passará a ter 17 estabelecimentos de ensino com detector de metal e porta eletrônica. O município já tinha instalado no início do ano os mesmos equipamentos em 5 escolas.
O prefeito João Rodrigues diz que a medida dificulta o acesso e atrasa a ação de bandidos. “Os profissionais que atuam nas escolas também passarão por treinamento para que estejam devidamente preparados para atuarem em caso de eventualidades”, comenta.
Ele informa ainda que a intenção do município é contratar policiais aposentados para que voltem à ativa e atuem na segurança e cuidado das escolas. “Estamos trabalhando no convênio com o governo do estado, é uma ideia prática e que pode trazer muitos benefícios à comunidade”.
A segurança nas escolas é uma preocupação constante, especialmente pelos casos registrados em outros municípios, estados e países. “É uma preocupação não só dos profissionais da educação, mas das famílias e da comunidade. Precisamos estar prevenidos”, destaca a secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo.
Escolas que já tem portas com detector de metal
▪ EBM Diogo Alves da Silva
▪ EBM Jardim do Lago
▪ EBM Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori
▪ EBM Severiano Rolin de Moura
▪ EPC Cyro Sosnosky.
Escolas que receberão investimentos
▪ EBM Andre Antonio Marafon
▪ EBM Fedelino Machado dos Santos
▪ EBM Florestan Fernandes
▪ EBM Herbert de Souza
▪ EBM Maria Bordigon Destri
▪ EBM Mirian Helena Meier
▪ EBM Padre José de Anchieta
▪ EBM São Cristóvão
▪ EBM Sereno Soprana
▪ EBM Vila Real
▪ CEIM Pequeno Príncipe